segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Candidato à SRN da ordem dos enfermeiros denuncia desvalorização dos cuidados de saúde

A desvalorização dos cuidados de saúde e o facto de enfermeiros especialistas não conseguirem exercer as suas competências nos hospitais e centros de saúde foram os principais problemas transmitidos a José Ribeiro, candidato à presidência da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, que no final da passada semana visitou vários serviços da Unidade Local de Saúde do Nordeste.
O candidato a representante dos enfermeiros do Norte considera que há muitos profissionais especialistas que não estão a ser devidamente aproveitados.
“Temos muitos enfermeiros especialistas que não competem exercer as suas competências, são enfermeiros que têm uma determinada especialidade e não estão enquadrados nos locais onde deviam estar para poder exercer a sua especialidade”, frisou.
Apesar de na ULS Nordeste estar a decorrer um processo para contratação de 80 enfermeiros, José Ribeiro entende que existe uma grande demora desde o momento em que surge a necessidade e a entrada efectiva dos profissionais ao serviço. “Temos um modelo muito centralizador e burocratizado que não permite ao administrador responder em tempo oportuno à carência ou ausência de um recurso, por licença de maternidade ou doença e quando é dada a autorização, muitas vezes, o recurso ausente já está a regressar quando é dada a autorização”, sublinha. 
O enfermeiro considera ainda preocupante a falta de enfermeiros nos quadros de instituições privadas. Problemas identificados por José Ribeiro numa visita de 2 dias a vários centros de saúde e às três unidades hospitalares da ULS Nordeste, outras instituições de saúde e IPSS’s do distrito. 
As eleições para a ordem dos enfermeiros estão agendadas para 15 de Dezembro. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário