segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Centro de Interpretação do Território inaugurado em Sambade

Dar a conhecer o concelho de Alfândega da Fé, as suas gentes, usos, costumes e tradições é o objectivo do Centro de Interpretação do Território do concelho de Alfândega da Fé, inaugurado no sábado. O local escolhido foi Sambade, uma aldeia com mais de 700 anos de história, já existindo mesmo antes do próprio concelho de Alfândega da Fé.
A ideia deste centro surgiu com a criação de um museu na aldeia, a partir da doação de objectos tradicionais pela população que estão também expostos neste centro. 
A presidente do Município de Alfândega da Fé, Berta Nunes, explica que, mais do que mostrar estes utensílios, o objectivo é imortalizar aquilo que significam. “É importante que esta cultura que está a desaparecer seja preservada e interpretada. Estes objectos significam um modo de vida e uma cultura que está a desaparecer. Significam um modo de vida, uma cultura que está a desaparecer e que nós queremos preservar, de forma muito dinâmica, que permita aos visitantes perceber em que contexto é que eles existiam”, sublinha a autarca. 
Agora que o centro foi inaugurado, a autarca sublinha a importância de o integrar numa rede que promova a divulgação de museus rurais, de forma a rentabilizar o espaço. O Centro de Interpretação do Território do concelho de Alfândega da Fé foi instalado na antiga escola primária de Sambade. Resulta de uma candidatura efectuada com o objectivo de transformar esta localidade numa aldeia tecnológica e turística e que incluiu também a adaptação da antiga Casa do Povo no Centro Cultural Tecnológico. 
Os dois projectos representam um investimento de 350 mil euros, financiados em 85% pelo programa PROVERE. 

Escrito por Brigantia



Sem comentários:

Enviar um comentário