sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Galiza é a convidada da Mascararte 2015

A 7ª bienal da máscara, que se realiza entre os dias 3 e 5 de Dezembro, vai trazer a Bragança, pela primeira vez, os mascarados da província de Ourense, da vizinha Galiza, que se farão representar através de 5 grupos.
A vereadora da cultura do Município de Bragança, Cristina Figueiredo, explica que um dos pontos altos da Mascararte deste ano é a presença de mais de uma dezena de mascaretos.
“Vão ser construídos 17 mascaretos que vão ser estar em exposição e 5 deles, um de cada agrupamento e de duas instituições de solidariedade vai ser queimado com o mascareto gigante construído pelos alunos IPB”, descreve a vereadora. 
Já António Tiza, presidente da Academia Ibérica do Máscara destaca a importância da representação de mais rituais de Inverno, não só de Portugal, mas também de Espanha, de forma a atrair mais público à iniciativa. “Virão vários grupos de algumas localidades participar no desfile e que haja um conjunto significativo de trajes e máscara uma exposição, para inverter uma tendência de um impacto mais ténue”, acredita. 
Nesta bienal vai haver ainda espaço para a apresentação do livro de banda desenhada "o Natal dos Caretos" da autoria de António Tiza e do cartoonista José da Fonte. Outra das novidades são os carros de bois, que virão de algumas aldeias do concelho de Bragança e Vinhais onde ainda persiste a tradição de dar a volta ao povo no dia de Santo Estevão e que serão puxados por jovens no desfile. 

Escrito por Brigantia


Sem comentários:

Enviar um comentário