segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Livro sobre Graça Morais pintado por crianças

Foi apresentado este sábado, no Centro de Arte Contemporânea, em Bragança, o Livro “Graça Morais, a História Contada por Crianças”.
O projecto com desenhos e palavras traçados por crianças que frequentam o Jardim de Infância da Cáritas é o resultado da reunião de trabalhos realizados no âmbito do Plast&Cine 2015, que, em Abril, homenageou a pintora transmontana.
No lançamento do livro, Graça Morais admitiu reconhecer-se na pintura dos mais novos. “Acho que sou eu, é um retrato muito bem pintado, revejo-me”, afirmou. 
“É uma emoção fortíssima, porque são crianças muito pequeninas que fazem desenhos maravilhosos e que escreveram um texto muito simples, mas que diz tudo o que é importante na minha vida”, afirma. “É muito mais bonito que a minha pintura porque é feito com uma ingenuidade e intensidade que é muito belo”, refere mesmo. 
Foi das mãos de artistas de palmo e meio como Filipe que saiu a obra agora publicada. O rapaz de apenas 5 anos garante que já aprecia a obra de Graça Morais. “Pintei a Graça Morais. Ela pinta coisas muito giras”, disse. 
O livro terá um carácter solidário, sendo parte da receita atribuída à Cáritas diocesana de Bragança. É uma forma de perpetuar a edição de 2015 do Plast&Cine, que homenageou Graça Morais. 
No próximo ano, a cidade vai acolher novamente a edição do evento de arte com um homenageado diferente, como adiantou Avelina Ferraz da organização da iniciativa. 
Depois de Graça Morais, a 7ª edição do Plast&Cine, que vai decorrer também em Bragança, homenageará outro artista da região. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário