quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Vale de Telhas - Mirandela: a herança dos Romanos

Os vestígios romanos são o principal marco histórico da aldeia de Vale de Telhas, no concelho de Mirandela. O lagar, o tribunal, as fontes, os miliários, a ponte e as tradicionais casas brasonadas fazem parte da herança deixada pelos romanos, o povo que deu origem a esta aldeia do Nordeste Transmontano.

Trata-se de uma localidade rica em achados arqueológicos, que têm sido preservados e conservados pela Junta de Freguesia. No “Monte do Cabeço” encontram-se vestígios de uma fortificação castreja, com destaque para um relógio de sol, uma mó, moedas e pesos em pedra e em barro. Segundo reza a história terá sido aqui que existiu a antiga cidade romana do “Pinetum”.
O fabrico de telha também terá marcado esta localidade em tempos remotos, talvez tenha sido esta actividade que esteve na origem do nome Vale de Telhas.
Situada a cerca de 17 quilómetros da sede de concelho, esta aldeia é considerada um dos centros arqueológicos mais importante da região de Trás-os-Montes. Por isso, uma das prioridades da Junta de Freguesia é conservar e valorizar o património deixado pelo povo romano. “Temos investido na requalificação do património para ver se conseguimos tirar dividendos daquilo que constitui uma das nossas fontes de riqueza”, salienta o presidente da Junta de Freguesia de Vale de Telhas, Carlos Alves.
Segundo o autarca, está prevista a integração da antiga Via Augusta, que liga a aldeia à ponte romana, num roteiro turístico. Trata-se de um projecto que está a ser desenvolvido em conjunto com a Câmara Municipal de Mirandela, que pretende atrair mais turistas à localidade.

Habitantes guardam na memória as histórias que vão passando de geração em geração

“Há muita gente que se desloca de diversos pontos do País para visitarem o património romano. Por isso, apostamos na requalificação e conservação dos marcos históricos, que têm um grande significado para os habitantes”, realça Carlos Alves.
O pelourinho (datado de 1735), a igreja matriz e as capelas de S. Sebastião (construída no século XVI) e de Nossa Senhora do Barreiro também são pontos de interesse que podem ser visitados pelos turistas.
Em termos religiosos, a paróquia foi criada em finais do século XIII. Nessa altura, o rei D. Dinis concedeu-lhe a carta de foral a 22 de Julho de 1289, mas nunca chegou a ser concelho.
As histórias dos tempos de antigamente permanecem na memória dos habitantes e vão passando de geração em geração. “Lembro-me do meu pai contar que quando as pessoas cometiam crimes corriam até ao tribunal de Vale de Telhas para conseguirem o perdão”, recorda Ester Lobão, habitante da aldeia.
Os cerca de 370 moradores desta localidade vivem essencialmente dos rendimentos retirados da agricultura, nomeadamente do azeite e do vinho, e da construção civil.
Para melhorar a qualidade de vida da população, o autarca salienta, ainda, que está prevista a requalificação da igreja matriz, a beneficiação do largo da fonte romana e a transformação da antiga escola primária num centro de convívio para idosos.

in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário