quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

As pronúncias do vento em Trás-os-Montes

   CRÓNICA
Alexandre Parafita
As zonas mais a nordeste de Trás-os-Montes entraram agora num longo período agreste, frio, ventoso, os tais “nove meses de inverno” que sucedem aos “três de inferno”. E ai de quem não tenha uma boa lareira à mão de semear! (“a fome e o frio metem um homem em casa do inimigo”), sendo certo que o povo, esse, está sempre prevenido: “Ande o frio por onde andar, antes do natal cá vem parar”.

E quanto aos ventos? Nada melhor que conhecer-lhes as linguagens. E o povo bem as conhece: “Com o vento de feição não há má navegação”, tal como, “se a aurora está ruiva, ou traz vento ou traz chuva” e “quando o vento vem do mar na noite de S. João, lá se vai verão”. E outras verdades imbatíveis: “Com o vento se limpa o trigo, e os vícios com castigo” ou “amigos de ocasião são como o bom tempo, mudam com o vento”.

A própria direção dos ventos é objeto de sugestivas cautelas e interpretações, pois bem se sabe que “o vento tanto junta a palha como a espalha” e “lugar ventoso, lugar sem repouso”. E se ele vem de todo o lado? “Vento de todo o lado é mandado p’lo diabo”.

Por isso, o povo transmontano distingue os ventos, conforme a sua intensidade e predominância: Vento de Noroeste, Vento de Norte, Vento de Nordeste, Vento de Nascente e Vento de Sudoeste.

O Vento de Noroeste é também conhecido como “Vento de Lomba”, em atenção ao nome da serra de onde provém. Embora não seja o pior de todos, o povo qualifica-o assim: “Vento de Lomba, frio na tromba”.

O Vento de Norte é conhecido por “Vento Galego”. Quando ele predomina, costuma o povo dizer: “Parece que pariu a galega”. É pior que o anterior (“Vento norte, três dias forte”) e é também este que sustenta o famoso provérbio “De Espanha, nem bom vento nem bom casamento”.

O Vento de Nordeste é chamado “Vento Cieiro” por ser muito frio e seco. Vem dos lados de Vinhais, em especial da Serra de Montesinho, que em Janeiro se cobre quase sempre de neve. Diz o povo: “Vento de Janeiro, vento cieiro”. As pessoas quando se expõem demasiado a esse vento ficam com cieiro nos lábios e nas mãos, daí o nome que lhe dão. É mais frio que o Vento de Noroeste, o tal de Lomba, e por isso também há quem diga: “Vento de Lomba, frio na tromba, mas se é de Vinhais ainda é mais”.

Por sua vez, o Vento de Nascente, conhecido igualmente por “Vento de Bragança”, não é menos ruim que os anteriores (“Vento de leste não traz nada que preste”). Queima os renovos por onde passa. Diz o povo: “De Bragança vêm os travessios”.

Quanto ao Vento de Sudoeste, também conhecido por “Vento de Vilartão”, dada a localização geográfica desta aldeia, já não é tão gélido como os outros, mas é mais húmido (“Água de vento traz meio sustento”). Por isso se diz: “Vento de Vilartão, água na mão”, e noutras paragens “Vento suão cria palha e grão”.

Tanta coisa se pode aprender com o povo transmontano. É preciso apenas subir uns degraus para ficar ao seu nível.

(Bibliografia: PARAFITA, A.; et al. – Os Provérbios e a Cultura Popular, V.N.Gaia, Gailivro, 2007)

Sem comentários:

Enviar um comentário