quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Espumante produzido na aldeia do Lombo faz parte da mesa de réveillon de muitos portugueses

E se logo à noite brindasse ao novo ano com espumante produzido numa aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros? É possível, se tiver na sua garrafeira espumante “Quinta do Lombo” produzido pela Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros.
A Quinta do Lombo, que dá o nome ao espumante branco, é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros. 
A ideia surgiu há 12 anos, altura em que a instituição inaugurou uma adega nesta quinta, que já era propriedade da Santa Casa. Actualmente, estão 3 mil garrafas de espumante, na fase de estágio que dura, pelo menos, 9 meses. “Depois das vindimas, o vinho branco vai para as cubas. Depois de fermentar, clarificar e filtrar, o vinho é engarrafado e colocam-se as leveduras próprias. Coloca-se uma carica e fica a estagiar durante 9 meses. Passado esse tempo, com as máquinas adequadas, a garrafa entra num túnel de frio, onde congela o gargalo e as leveduras saem automaticamente. Depois colocam-lhe a rolha e o arame do espumante”, descreve o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, Alfredo Castanheira Pinto. Todas as fases são feitas na adega da Quinta do Lombo. 
No entanto, a fase da inoculação de leveduras e engarrafamento é feita por uma empresa especializada, que se desloca à adega para o efeito, uma vez que esse processo exige um investimento avultado no equipamento adequado, o que a instituição considera que não se justifica, dada a quantidade reduzida da produção.
Os vinhos e o azeite são duas das formas de sustentabilidade da instituição, que tem dois lares: um em Macedo de Cavaleiros, o outro na própria Quinta do Lombo, inaugurado há cinco anos. Os vinhos da Santa Casa já arrecadaram diversas medalhas. O espumante bruto 2004 ganhou a medalha de ouro no “Wine Master Challenge 2006”. 
Entretanto, as regras do concurso mudaram, e a quantidade de produção da Quinta do Lombo não lhe permite concorrer. “Já temos ganho muitos prémios mas deixamos de concorrer porque obrigam-nos a ter em reserva muitas garrafas e como não as temos, não nos aceitam as candidaturas para os prémios. Logo no primeiro ano, ganhamos a medalha de ouro no espumante, a medalha de ouro do espumante, uma medalha de ouro no vinho tinto, várias medalhas de bronze e de prata ”, conta o provedor. 
Actualmente, a Quinta do Lombo tem 5 hectares de vinha que produzem cerca de 3 mil garrafas de vinho branco ou espumante por ano e 30 mil garrafas de vinho tinto. As uvas utilizadas na produção de espumante e vinho branco são as mesmas, por isso a instituição opta por produzi-los alternadamente. No próximo ano, há mais um hectare de uvas brancas que deve começar a dar frutos, permitindo que se possa produzir vinho branco e espumante todos os anos. 
O espumante “Quinta do Lombo” e os vinhos “Casal do Lombo” podem actualmente ser adquiridos através da própria Santa Casa, que está a pensar em abrir, em Macedo de Cavaleiros, um espaço comercial para poder vender os produtos provenientes das suas propriedades agrícolas. 
Para já, as encomendas asseguram a venda dos mesmos. Por exemplo, só nesta quadra natalícia, a Santa Casa enviou mais de cem garrafas de espumante para Lisboa. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário