quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Aldeia de Felgueiras recebeu percurso pedestre da “Rota dos Cerieiros”

Teve lugar no passado dia 31 de Janeiro, em Felgueiras, a Rota dos Cerieiros, que contou com a presença de cerca de 90 participantes.

Sendo que o fabrico da cera em Felgueiras remonta pelo menos ao início do séc. XIX e conheceu grande expansão, tornando-se o maior centro produtor e distribuidor da região, a União de Freguesias de Felgueiras e Maçores com o apoio da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo organizaram este percurso pedestre que além das belíssimas paisagens dá a conhecer a sua identidade e as suas tradições.a de 90 participantes. 

A rota dos cerieiros desenrola-se pelos caminhos usados antigamente nas lides comunitárias do povo de Felgueiras quer na produção de mel, na confeção de velas e círios ou nas eiras comunitárias onde a população ia malhar os cereais. a de 90 participantes. 

A caminhada teve início no Largo da Igreja Matriz de seguida desenrolouse pela Fonte, Largar Comunitário da Cera, tanque da Couraceira e casa do embaixador Armando Martins Janeira.a de 90 participantes. 

O percurso passou pela eira do meio e pelos palheiros, seguindo junto da ribeira de Santa Marinha, onde se puderam observar as ruínas dos moinhos e várias silhas ou muros apiários. Destaque também para a passagem pela capela de Nossa Senhora dos Prazeres, usada para devoção pelas famílias que moravam nos moinhos, ao longo da ribeira de Santa Marinha. Foram elas que iniciaram a tradição da festa da Pascoela, que todos os anos se realiza nesta capela, uma semana depois da Páscoa.

 NI-Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário