sábado, 27 de fevereiro de 2016

Bragança prepara desenvolvimento económico e competitividade territorial

O Município de Bragança quer continuar a investir no reforço do desenvolvimento económico e na competitividade territorial, através da criação de mais e melhores condições para promover a economia local, no sentido de atrair e fixar empresas, por forma a serem gerados mais empregos e riqueza, refere uma nota do município.

Os responsáveis pela gestão municipal dizem que estão a trabalhar "em articulação com o Parque de Ciência e Tecnologia - Brigantia Ecopark, com vista a afirmar Bragança como o principal concelho exportador de Trás-os-Montes e Alto Douro, aproveitando a sua centralidade no contexto ibérico, uma vez que já que é a Cidade portuguesa mais próxima do centro da Europa". 

O município anunciou que "ainda durante este semestre, arrancam as obras de ampliação da Zona Industrial das Cantarias (adjudicadas por 5 milhões de euros), que permitirá a instalação de 46 novas empresas. Existe, já, a intenção de investimento privado, nessa Zona Industrial, de cerca de 40 milhões de euros". 

Numa nota enviada à imprensa os responsáveis pela edilidade dizem ter havido um "importante investimento empresarial local", tendo o concelho, e particularmente a cidade, "conseguido captar investimento direto estrangeiro, nomeadamente através da atração de duas novas empresas italianas para a Zona Industrial de Mós". 

Nessa Zona, refere a autarquia, "já se encontra em atividade uma empresa italiana que fabrica componentes para a Faurecia, a MAUTOMOTIVE. Até 2020, prevê-se que sejam criados 50 novos postos de trabalho e seja efetuado um investimento global na ordem dos 4,5 milhões de euros. Também na Zona Industrial de Mós, vai instalar-se a empresa italiana CATRAPORT, que iniciará atividade ainda durante o ano de 2016 e laborará para a Faurecia. Com esta nova empresa prevê-se até 2020 a criação de 31 postos de trabalho, num investimento global de 4,80 milhões de euros". 

A Faurecia – Sistemas de Escapes de Portugal, está também em fase de expansão, através do investimento de 45 milhões de euros, com a criação futura de mais 500 postos de trabalho. 

"Com estes investimentos é expectável que Bragança se torne num verdadeiro cluster no setor automóvel, gerador de riqueza e emprego. O tecido empresarial de Bragança está a ganhar capacidade exportadora, sendo cada vez mais o número de empresas que apostam na internacionalização dos seus negócios, na criação de valor e na qualificação dos seus recursos humanos, tornando-se mais competitivas e preparadas para uma economia cada vez mais global e agressiva", conclui a nota da autarquia.

NI-Município de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário