sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Igreja quer despejar desempregado

Ex-construtor civil desempregado vive há mais de 30 anos numa habitação em Bragança cedida a troco de trabalho, mas corre o risco de ser despejado pela Casa do Clero.

Um homem desempregado corre o risco de ficar sem casa. Há mais de 30 anos que reside numa habitação próxima de Bragança, cedida a troco de trabalho efetuado num retiro de clérigos. Mas a Casa do Clero encerrou em 2004 e a associação de párocos que gere o espaço quer que o morador saia, pois pretende vender os imóveis.

Domingos Soares começou a viver na casa que pertence à Pia União Casa do Clero corria o ano de 1983. O acordo era o seguinte, o ex-construtor civil poderia habitar a moradia se em troca executasse trabalhos na Casa do Clero. “Eu fazia todo o tipo de reparações, inclusive, em eletrodomésticos, até pinturas e carpintaria. Mesmo durante a noite fui muitas vezes levar doentes ao hospital no meu carro. Fazia tudo por aquela casa”, conta o atual inquilino, angustiado pela situação em que se encontra.

Em 2013, a Pia União Casa do Clero intentou uma ação em tribunal contra Domingos Soares por ocupar a casa ilegalmente e por estar a violar o direito de propriedade. O visado deveria entregar a habitação, mas recusa-se a ser despejado, pois garante que se ficar sem um teto, não tem onde viver. “Eu não tenho para onde ir, nem possibilidades para pagar uma renda. Não tenho trabalho, estou no desemprego, que é que eu vou fazer?”, questiona o sexagenário, que vive de alguns biscates que vai arranjando como cortar lenha. 

A Pia União Casa do Clero já manifestou a sua intenção em vender os prédios, mas a associação de párocos não quis prestar declarações à Comunicação Social, pois o processo ainda decorre no Tribunal de Bragança, garantindo, no entanto, que foram feitas várias tentativas para ambas as partes chegarem a acordo. “Fomos a tribunal e eles disseram-me que me davam 5 mil euros e um ano para eu sair daqui”, conta, revoltado. “Ainda se fossem outras pessoas… Agora, a Igreja? Em vez de ajudarem as pessoas, ainda estão a desgraçá-las”, manifesta Domingos Soares, em vias de ser despejado.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário