sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Os Irmãos Cruz de Mirandela

Um dos irmãos Cruz de Mirandela (Joaquim, Adolfo e Manuel) na Minha aldeia
      OPINIÃO
Jorge Lage
Eram três irmãos que ficavam no caminho da minha aldeia e de muitas aldeias. Mais ainda, nunca ouvi em minha casa uma palavra em seu desabono dos meus pais. Eram pessoas trabalhadoras e empreendedoras que honravam o nome da sua família e Mirandela. Um deles andou, muito novo, na minha aldeia a fazer pela vida e cruzou-se com a minha avó Rosa e daimosa. Já assim, generoso, era o meu bisavô materno, Ti João Aleixo.

Era, também, o meu bisavô, exímio jogador do pau, que varria o toural da feira da Torre se havia uma zaragata. Era, ainda, um campeão em pesos. Um dia (Século XIX) aparece-lhe à porta, em Chelas, um desafiador dos Cortiços (?) para se bater com ele e levar o «título de campeão da região em pesos». O Ti João Aleixo concorda e convida-o por cortesia a beber. Então, pega na tanha de barro cheia de vinho, ergue-a com as duas mãos e leva-a à boca e bebe. Pousa-a e convida o forasteiro a beber, mas ele disse-lhe que não conseguia erguer a tanha e beber. O meu avô despediu-o, porque se não é capaz de erguer pela tanha e beber, não era digno de se bater com um campeão. A tanha era a pré-eliminatória.

Mas, voltando aos irmãos Cruz foram sempre vistos como empreendedores, sendo o mais popular o Adolfo com a serralharia acima do Tanque e para lá da linha do comboio. O Manuel com o comércio um pouco abaixo do Tanque e do lado de lá do largo. O Joaquim tinha a serração na Quinta Branca e um comércio a seguir à casa do Capitão Ilídio Esteves. Foi numa ida duma minha irmã ao comércio que o próprio Joaquim Cruz lhe contou quanto estava agradecido à minha avó Rosa, que à sua merenda acrescentava um agrado. Puxei este assunto ao teclado do computador, para dizer, a quem possa ter dúvidas, que procuro sempre ser rigoroso no que escrevo, não para amesquinhar ninguém e muito menos os que partem, mas para mostrar um bom caminho, uma boa acção ou um exemplo de vida. Por exemplo, a mim, não me incomoda o meu passado humilde de filho de agricultores remediados e trabalhadores.

Incluí, com orgulho, esse dado no meu currículo e repito-o dezenas de vezes. Ainda hoje, em cada dia que passa, fico agradecido a quem me ajuda e sem os amigos e a generosidade de muita gente por esse Portugal abaixo não conseguiria fazer o pouco que fiz. Pena é que Mirandela e o país não tenham muitos «Irmãos Cruz», como os que havia em Mirandela, gente empreendedora e trabalhadora. A sua memória e de muitos outros mirandelenses, trabalhadores e empreendedores, enchem-nos de orgulho, são bons exemplos e ajudaram a engrandecer a Mirandela do segundo e terceiro quartel do século XX.

Jorge Lage
in:atelier.arteazul.net

Sem comentários:

Enviar um comentário