segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Vinho e bacelo deram o mote a feira de produtos da terra em Fradizela

O vinho e o bacelo deram o mote à freguesia de Fradizela, no concelho de Mirandela, para escoar produtos da terra  este Domingo.  A aldeia é conhecida pela produção de vinho e pelos viveiros de bacelo, ou seja a vara cortada da videira para plantar. Produtos que deram o nome à feira anual de promoção dos produtos locais que se realizou pela segunda vez. 
O presidente do Município de Mirandela, António Branco, recorda que “a autarquia tem vindo a promover este tipo de feiras nas freguesia do concelho, de forma a divulgar os produtos locais e incentivar o surgimento de novos produtores”.
Já o presidente da Junta de Freguesia de Fradizela, José Sousa, não tem dúvidas de que esta feira é uma aposta ganha, pelo dinamismo que tem criado junto da população da freguesia. “É para continuar, enquanto pudermos”, referiu.Além do vinho, nesta aldeia são também muitos os que produzem azeite. 
A maioria dos produtores escoam a produção através de cooperativas, sendo que, grande parte, entrega o vinho e o azeite em Valpaços. Luís Palas era um desses produtores mas, recentemente decidiu apostar na sua própria marca e abandonou a cooperativa. “As coisas não estavam a ser feitas como queríamos e decidimos lançar a nossa própria marca no mercado. 
Além do vinho, temos também azeite e mel”, contou o produtor à Brigantia. A segunda edição da Feira do Vinho e do Bacelo realizou-se ontem em Fradizela, no concelho de Mirandela. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário