sábado, 5 de março de 2016

Antiga Torralta totalmente destruída por incêndio esta madrugada

A sala de cinema da antiga Torralta, no centro da cidade de Bragança, foi destruída por um incêndio na madrugada de hoje. O edifício está abandonado há vários anos tal como o adjacente, o hotel de S. José.

Foto: Nuno Fernandes
As chamas deflagraram depois da meia-noite e foram controladas em menos de uma hora, como explicou o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, Carlos Martins:

“Recebemos o alerta eram 00h35, ao chegar demos com a antiga sala de cinema totalmente tomada pelas chamas, foi necessário fazer combate direto para extinguir e confinar o incêndio a essa sala, evitando que ele se propagasse à torre adjacente que pertence ao mesmo edifício.

O edifício do hotel é de grande altura, por isso, o incêndio iria ter outras caraterísticas. Como estava em obras, com materiais de construção dentro com madeiras, vimos o incêndio a progredir pelas fachadas através das quintas. Era a nossa principal preocupação que ele não se propagasse a este edifício. Conseguimos dominar o incêndio em 50 minutos.”

A antiga sala de cinema ficou carbonizada por completo e a cobertura caiu. Os espaços serão alvo de actos de vandalismo ou utilizados por intrusos, não se conhecendo para já, no entanto, as causas do incêndio.

“A sala de cinema está completamente carbonizada. Caiu a cobertura, havia um balcão e uma plateia, este primeiro está intacto mas completamente carbonizado, tudo que eram móveis, cadeiras, telas , cortinas palco, acabou por arder.

Era um edifício abandonado, que estava a sofrer obras de remodelação, elas pararam, desconheço se ocorreu ou não vandalismo, se haveriam sem abrigo a habitar dentro ou toxicodependentes. As autoridades vão apurar as causas do incêndio.”

O presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, recorda que a câmara alertou o proprietário para tomar medidas para evitar a entrada de intrusos no edifício.

“A Câmara Municipal tinha sido alertada para essa situação, notificamos o proprietário do imóvel para tomar medidas no sentido de evitar a entrada de intrusos no mesmo.

Creio que houve uma altura em que isso foi feito, mas, lamentavelmente, hoje verificamos que houve uma situação de incêndio, não podemos estar a opinar sobre as causas do mesmo, mas aconteceu e é uma infelicidade também tendo em conta o edifício que é e o que representa em termos de arquitectura e o seu autor. Era uma sala conhecida por muitas pessoas que vieram aqui ver os filmes que passavam e gostavam, é uma pena.”

O incêndio acabou por ser extinto em 50 minutos, tendo-se seguido algumas horas de trabalho de rescaldo. Trata-se de um edifício emblemático da cidade, projectado por Viana Lima. Foi anunciado para o antigo hotel de São José um projecto de construção de uma nova unidade hoteleira do grupo hotéis premium, mas o processo ainda não avançou.

A combater as chamas estiveram, no local, oito viaturas e 36 operacionais dos bombeiros de Bragança, Izeda e Vinhais.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Sem comentários:

Enviar um comentário