sábado, 26 de março de 2016

Exposição de Bronzes e Instrumentos Musicais tradicionais Chineses está patente ao público até ao dia 2 de maio

Inaugurou no passado dia 19 de março, no Museu da Seda e do Território, a Exposição de Bronzes e Instrumentos Musicais Tradicionais Chineses. A exposição faz parte do espólio do Comissário da exposição Paulo Sá Machado, e já percorreu 19 cidades portuguesas, aproximando desta forma Portugal e China.
Maria do Céu Quintas, presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, começou por dizer, no seu discurso, que esta exposição é mais um “momento de afirmação cultural do nosso Município”, recordando ainda os missionários, navegadores e marinheiros que “transmitiram pelo mundo fora os nossos valores e receberam dos Povos orientais pormenores de cultura e de hábitos sociais dignos de realce que ainda hoje perduram e nos aproximam. 

Hoje, a séculos de distância, somos nós que nos encantamos ao observar, na nossa terra, os instrumentos e objetos utilizados à época nas festas, rituais e cerimónias nas terras do oriente.” 

Shu Jianping, Conselheiro Cultural da Embaixada da República Popular da China, enalteceu o facto de Freixo de Espada à Cinta ser uma Terra pequena, mas com muita cultura para oferecer, reforçando o desejo de ver “mais acontecimentos culturais desta envergadura em Freixo” acrescentando ainda que com esta aproximação de Freixo e a China espera que mais “chineses visitem Freixo, uma terra de encantos”.

Após a visita à exposição de Bronzes e Instrumentos Musicais Tradicionais Chineses, comentada pelo comissário da mesma, Paulo Sá Machado, seguiu-se, no Auditório Municipal de Freixo de Espada à Cinta, um concerto que juntou, novamente, a cultura chinesa e portuguesa, numa atuação da maestrina chinesa Lu Yanan como solista da Banda de Música de Freixo de Espada à Cinta. O concerto foi dividido em duas partes, sendo que inicialmente Yanan brindou o público com música tradicional chinesa, tocando instrumentos tradicionais chineses. A ela juntou-se a Banda de Música de Freixo de Espada à Cinta, e juntos, interpretaram músicas tradicionais portuguesas.

NI-Sara Alves (CM freixo de Espada à Cinta)

Sem comentários:

Enviar um comentário