terça-feira, 29 de março de 2016

Município de Mogadouro apoia mais de 35 postos de trabalho

Através do regulamento de incentivo às empresas, que surgiu no ano passado, a autarquia de Mogadouro já ajudou a criar mais de 35 empregos no concelho.
O apoio serve para proporcionar às empresas recursos para a criação de emprego. Por cada novo posto de trabalho, a autarquia dá às empresas um financiamento equivalente a até oito salários mínimos, o que significa, actualmente, cerca de 4200 mil euros por cada posto de trabalho. 
Esta medida já se traduziu em cerca de 150 mil euros de investimento do município, com o objectivo de atrair e fixar empresários e combater o despovoamento no concelho.
O regulamento foi implementado em Junho do ano passado e os pedidos têm sido muitos. “Mais de 35 empreendedores já foram apoiados pelo município e diariamente estão a entrar pedidos de apoio às empresas. E isso é bom, por cada emprego que haja é mais uma família que fica no nosso concelho. 
Para nós o sentido positivo é que veio criar condições para quem ainda tem a preocupação de sobreviver num concelho do interior”, salienta o presidente do município mogadourense, Francisco Guimarães. 
Algumas das 35 empresas apoiadas candidataram os pedidos de apoio relativos a mais do que um emprego. E se parte das empresas ajudadas já existiam, outras são novas, até porque os empreendedores estão englobados neste apoio. “Em alguns casos há empreendedores com mais de um emprego, por cada empreendedor poderá haver mais do que um emprego criado”, explica. 
Algumas das empresas ajudadas já existiam, mas outras são novas, até porque os empreendedores estão englobados neste apoio. “Há empresas existentes, mas algumas são novas e isso também é bom porque houve algum desemprego e há pessoas inscritas no centro de emprego que estão novamente no activo e a criar empregos”, frisa o autarca. A autarquia, liderada pelo PS, tem um gabinete destinado a receber os investidores e a partir daí são seguidos os trâmites do regulamento. 
A contrapartida exigida pelo município é que a empresa mantenha o posto de trabalho apoiado por um período mínimo de cinco anos. Mogadouro tem quase 10 mil habitantes e a taxa de desemprego roda os 11 por cento. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário