terça-feira, 10 de maio de 2016

Aluna de Bragança arrecada ouro nas Olimpíadas da Química

Mariana Pires Garcia, aluna do agrupamento de escolas Miguel Torga, de Bragança, foi a vencedora da edição deste ano das Olimpíadas da Química. A aluna do 11.º ano ganhou a medalha de ouro na competição destinada a estudantes do ensino secundário que decorreu, no passado sábado, na Universidade de Aveiro.
A estudante de 16 anos competiu com mais de 300 alunos de escolas de todo o país e o ouro não lhe escapou. Mariana Garcia garante que o lugar alcançado a surpreendeu.
“Fui para a prova, completamente na desportiva. Nunca pensei chegar tão longe, nem ganhar o primeiro lugar a nível nacional. Quando disseram o meu nome fiquei em choque, mas depois fiquei contente”, realça. 
Perante a possibilidade de vir a representar Portugal nestas olimpíadas, Mariana afirma estar “muito orgulhosa e realizada”. “Nunca pensei poder ir às Olimpíadas Internacionais da Química e representar o meu país”, diz a aluna. 
A estudante não consegue explicar por que motivo gosta da disciplina, em que normalmente alcança a nota de 20 valores e admite que pondera prosseguir estudos e uma futura carreira nesta área. 
A vencedora da medalha de ouro na prova nacional fica habilitada a integrar a equipa que vai representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Química. 
Os 12 concorrentes com melhor classificação nas olimpíadas em Portugal vão ser sujeitos a uma preparação de alguns meses, e depois serão seleccionados quatro elementos para representar o país nas competições internacionais. 

Escrito por Brigantia

1 comentário: