quinta-feira, 19 de maio de 2016

Comboio Histórico regressa ao Douro com vapor produzido a diesel

O velhinho comboio a vapor puxado por uma locomotiva 0186, construída em 1925 pela Henschel & Son, vai regressar em junho à linha do Douro, mas agora em vez do carvão a locomotiva vai utilizar diesel.
É já no início do próximo mês que o Comboio Histórico do Douro  começa a operar. A partir do dia 4 de junho, aos sábados e aos domingos, a linha do Douro será percorrida entre as localidades de Peso da Régua e a Estação de Caminho-de-Ferro do Tua, no concelho de Carrazeda de Ansiães, por um antigo comboio composto por uma locomotiva a vapor e cinco carruagens antigas em madeira. 

O programa do comboio histórico operará durante seis meses consecutivos, terminando apenas no mês de outubro, altura das vindimas na região duriense. 

Este ano a novidade é o regresso da velha locomotiva 0186 que sofreu um processo de readaptação que vai permitir obter vapor à base de diesel. A histórica locomotiva foi alvo de uma “inovadora intervenção” de forma a “substituir a anterior logística implicada (escolha do carvão, seu armazenamento, carregamento e alimentação da caldeira), pelo simples abastecimento do diesel”, referiu fonte da CP citada pela Agência Lusa. 

Ainda segundo a mesma fonte “a substituição do carvão mineral por diesel obrigou à alteração da caldeira de cobre por outra, construída em aço soldado e que tem capacidade de suportar uma maior intensidade térmica. O restante processo de produção de vapor mantém-se e é utilizado na movimentação da locomotiva”. 

Segundo a CP, a locomotiva está agora “ melhor adaptada às exigências energéticas e ambientais do século XXI, permitindo um funcionamento da locomotiva com menos fumo, sem cinza e sem riscos de incêndio”. Em vez dos 1500 quilos de carvão que a máquina consumia numa viagem de ida e volta entre a Régua e a estação do Tua, agora serão consumido 400 litros de gasóleo para fazer a mesma quilometragem. 

A viagem histórica entre a Régua e o Tua, com paragem na emblemática estação do Pinhão, tem verificado um aumento consecutivo de passageiros, tendo crescido 83% em 2015. A viagem, composta por um programa diversificado de animação, permite ainda uma estonteante vista sobre a paisagem classificada como Património Mundial da UNESCO, a paisagem cultural evolutiva e viva composta pelos vinhedos, pelos socalcos e pelo rio Douro.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário