domingo, 1 de maio de 2016

Entrar na Linha do Tua

Caros amigos,
Como alguns de vós saberão, no próximo dia 21 de Maio realiza-se o "III Entrar na Linha", promovido pelos nossos amigos do Movimento Cívico pela Linha do Tua (MCLT). 

O MCLT é um grupo de cidadãos constituído em Coimbra, em Outubro de 2006, e que tem como missão a preservação da memória e a vivência da Linha do Tua, uma das mais antigas e importantes ligações ferroviárias do País, que ajudou a desenvolver a região Transmontana ao longo de mais de um século. Este grupo foi pioneiro em Portugal ao desenvolver estas pequenas actividades de preservação e recuperação voluntária, a que apelidou de “Entrar na Linha”, e que consistem em eventos de verdadeira acção e trabalho cívico em prol da Infraestrutura Ferroviária da Linha do Tua.

Deste modo, visto que nós, os The Brave-Ones nos identificamos com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo MCLT em prol da Ferrovia Nacional, partilhando assim os mesmos ideais, vimos por este meio comunicar que faremos parte activa no “III Entrar na Linha”. onde iremos colocar o nosso " Comboio " B. O. Train para que quem se inscrever neste evento possa fazer uma pequena viagem no mesmo.

Apesar de estar prevista uma pequena caminhada de 4 kms na procura por Pontos Quilométricos, este é um evento diferente, pois não se trata apenas de uma caminhada ou de um mero passeio: é um evento de trabalho cívico onde os seus participantes deitam “mãos ao trabalho” em prol de uma causa maior e com o objectivo de avivar a memória da Linha do Tua. 

Ao longo deste evento serão feitas actividades tão diversas como:

- Recolha de Lixo
- Limpeza da Plataforma da Estação de Cortiços e área circundante
- Remoção de vegetação daninha 
- Limpeza do corredor ferroviário
- Verificação de sulipas
- Aperto de Tirafundos 
- Lubrificação de Agulhas e Aparelhos de Mudança de Via 
- Recuperação e pintura de Pontos Quilométricos 
- Implantação de réplicas da sinalética ferroviária

Depois destas tarefas, e somente apenas quando todas elas tiverem sido realizadas, os Brave-Ones terão a disponibilidade de, em conjunto com o MCLT, promover pequenos passeios no “BO Train” no que resta da linha na zona da estação  Cortiços.

No final do evento, será promovido um pequeno debate sobre a Linha do Tua e projectado o filme "Pare, Escute e Olhe", de Jorge Pelicano.   

Nós vamos fazer parte deste evento, e vamos trabalhar cívicamente em prol da Linha do Tua!  E você?  Está interessado?  Faça já a sua inscrição em   http://goo.gl/forms/FU8xWqsrXs
Nota importante:
Só quem se increver é que terá direito a um bilhete para a viagem no B.O. Train.

Vamos arregaçar as mangas pela Linha do Tua!
Agarre num par de luvas de trabalho, traga boa vontade e força para colaborar, e venha ter connosco no dia 21 de Maio. Esperamos por si na Estação de Cortiços, a partir das 09h!

Haverá disponibilidade para viagem em autocarro a partir do Porto ( Estação de Campanhã ) com o seguinte horário e itinerário:
Porto Campanhã - Partida - 6:30h
Paredes (Casa do Benfica) - 7:10h
Vila-Real (estação C.P.-8:00h
Cortiços (estação C.P.   chegada  -9:00h 

Regresso pelas 18h com chegada ao Porto pelas 20h

Preço da viagem ida e volta  12 euros.

Quem estiver interessado na viagem em autocarro deverá enviar pedido para o seguinte email:
joserod270@hotmail.com
Ou enviar mensagem privada para o facebook:
https://www.facebook.com/thebraveonestrains/

ATENÇÃO
A data limite para a reserva da viagem em autocarro termina no dia 15 de Maio.

Para mais informações visite a página oficial do MCLT, ou contacte via email:  linhadotua@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário