sábado, 28 de maio de 2016

Mirandela: Semana da juventude e Desporto, Energia, Ambiente e Feira do Livro

Ao longo dos próximos dias Mirandela desdobra-se num sem número de iniciativas, desde a Semana da Juventude e Desporto à Semana da Energia e Ambiente, mas também a Feira do Livro e a Feira de Orientação Escolar e Profissional.
Até 7 de junho não faltam propostas no âmbito da V Semana da Juventude e Desporto, com percursos aventura, batismo de voo de parapente, estágios ténis de mesa, dias dedicados ao voleibol, basquetebol, hóquei, xadrez e futebol feminino, mas também hidroginástica sénior, hidro baile, ginástica geriátrica, natação para bebés e o incontornável jogo entre as seleções nacionais de futebol de Portugal e Eslováquia, em sub-15, no Estádio S. Sebastião. 

As iniciativas Mirandela a Mexer, com ‘zumba step’ e ‘sport jam session & music’ são um convite à energia, pelo que fazem a ponte para a Semana da Energia e Ambiente que este ano contempla também passeios de bicicleta e observação da flora, limpeza da linha de água da Ribeira de Carvalhais, troca de embalagens de vidro por plantas aromáticas e medicinais, curso de compostagem doméstica, workshop de ‘Ambiente e Energia’, boas práticas de gestão de resíduos, palestras nas escolas e a iniciativa ‘Plantar para a sustentabilidade alcançar’ – espécies autóctones. 

A Feira do Livro também marca a agenda de Mirandela. Até 3 de junho há apresentação de livros, conversas com escritores, hora do conto, mostra de música e culinária africana e o ciclo de cinema ‘Cinco Livros, cinco filmes’, bem como o encontro literário ‘Tuaescrita’ são motivos mais que suficientes para um salto até ao Parque do Império. 

Pelo meio, a 1 de junho, evoca-se o Dia Mundial da Criança, que em Mirandela se estende ao Dia do Pré-escolar com insufláveis, canoas, jogos, pinta faces e a inesgotável felicidade das crianças. 

Como de ‘pequenino se torce o pepino’, os mais crescidos têm para si uma Feira de Orientação Escolar e Profissional, com concurso de ideias, o Tua Talks – ideias que te movem, a VII Semana de Desenvolvimento e Empreendedorismo, o seminário ‘O que os patrões querem’ e sessões de ‘showcooking’ pela Escola de Hotelaria. 

A animação musical é uma constante ao longo dos dias, com espetáculos pela Exproarte e as tunas ‘In Vinus Tuna’ e ‘Tuna Mira’, ambas do Esact-Instituto Politécnico de Bragança, e que fazem a ponte para o Mirandela Music Fest que, entretanto, também está aí à porta.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário