segunda-feira, 30 de maio de 2016

Município de Miranda do Douro lança projeto “Memória Ativa”

A partir do mês de junho, o Gabinete de Apoio à Família, do Município de Miranda do Douro implementa o projeto “ Memória Ativa”. Este pretende prevenir e ativar as funções congénitas, aplicando técnicas para treinos de memória, onde se pretende usar um processo terapêutico que permita a recuperação das funções cognitivas, através da estimulação cerebral.
Este projeto surge no âmbito da intervenção psicossocial, tendo como principal objetivo evitar a redução das funções cognitivas tais como: falta de iniciativa e de motivação; défice no desempenho das atividades da vida diária ou da vida prática; perda de memória; perda de autoestima e ainda perda de importantes informações. Em casos avançados, como a doença de Alzheimer, mais do que perder informações importantes a pessoa perde a identidade, a história e a independência diária.

De forma a criar estímulo na estrutura cerebral que são pouco exercitados no dia-a-dia, a proposta passa por sensibilizar, consciencializar e introduzir novas práticas para a memória diária e no trabalho, como também exercitar as funções cognitivas de maneira funcional.

Destina-se a várias faixas etárias desde crianças a adolescentes que pretendam obter melhor rendimento escolar a adultos e séniores que pretendam exercitar um melhor desempenho das capacidades cognitivas.

Serão realizadas sessões em grupo e individuais, dependendo do diagnóstico, serão apresentados exercícios sobre cada uma das funções específicas como por exemplo: atenção, concentração, memória, cálculo, linguagem, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário