domingo, 1 de maio de 2016

Partido Ecologista “Os verdes” defende abolição de taxas de portagens na Autoestrada Transmontana (A4)

O Grupo Parlamentar “Os Verdes” propôs a abolição total de portagens na autoestrada transmontana (A4). As recomendações foram feitas ao Governo ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis e defendem a abolição das portagens na A4 e a não instalação de novos pórticos em toda a sua extensão.
A argumentação do partido “Os Verdes”, apoia-se nos dados disponíveis para os distritos de Vila Real e de Bragança, dois distritos que “no nosso país apresentam piores indicadores económicos e sociais”, referem.

“Segundo os censos de 2011, estes dois distritos perderam cerca de 27.500 residentes, números estes que se têm vindo a agravar nos últimos anos, fruto das políticas seguidas pelos últimos governos, que conduziram ao encerramento de escolas, centros de saúde, tribunais, ao abandono de terras por parte de agricultores e produtores de gado, ao aumento do desemprego, à emigração, entre outros”, salienta o partido em comunicado.

Segundo estudos efetuados no distrito de Bragança, esta região perdeu cerca de 30% dos jovens e a diferença entre o número de óbitos e nascimentos quase duplicou de 1996 para 2013, passando de um saldo negativo populacional de 717 para 1240 indivíduos.

Por tais razões “Os verdes” pretendem que sejam colocadas em prática medidas capazes de inverter este quadro, em distritos do interior como Vila Real e Bragança, onde, consideram os ecologistas, devem ser adotadas medidas públicas nacionais capazes de “assegurar a coesão territorial, combater as assimetrias e promover a igualdade entre cidadãos”.

É neste contexto, que o Grupo Parlamentar “Os Verdes” defende “a não introdução de portagens, em autoestradas nomeadamente do interior”, porque, sublinham, “foi sempre justificada com a necessidade de compensar as regiões do país com medidas de discriminação positiva, tendo em conta as disparidades regionais existentes”.

Sem comentários:

Enviar um comentário