segunda-feira, 20 de junho de 2016

Túnel do Marão com meio milhão de euros de receita em portagens num mês

O Túnel do Marão garantiu uma receita de meio milhão de euros com portagens no primeiro mês de funcionamento desta nova autoestrada, que liga Amarante a Vila Real, anunciou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).
A Autoestrada do Marão -- Túnel do Marão abriu ao trânsito a 08 de maio, horas depois de ter sido inaugurado pelo primeiro-ministro, António Costa. Foi num domingo e, logo nesse dia, o túnel com quase seis quilómetros foi atravessado por 17.826 viaturas.

Segundo a IP, desde a abertura ao trânsito e até ao dia 08 de junho foram mais de 332 mil os veículos a circular no túnel.

A empresa frisou, em comunicado enviado à agência Lusa, que, "desde o início da entrada em exploração do empreendimento do Túnel do Marão, foi já obtida uma receita de cerca de 500 mil euros com portagem".

As portagens cobradas na nova autoestrada vão dos 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) e 4,90 euros (classe 4).

A IP considerou que "o elevado nível de circulação, 11.090 veículos por dia, são bem demonstrativo da grande importância da nova ligação rodoviária para toda a região".

Acrescentou que "boa parte do atual volume de tráfego resulta ainda da vontade dos automobilistas em conhecer de perto esta imponente obra da engenharia portuguesa, pois é precisamente aos fins de semana que a nova ligação rodoviária entre Amarante e Vila Real é mais utilizada, superando os 12 mil veículos diários".

Nos dias úteis da semana, em que a maioria das deslocações é feita de, para e em trabalho, o tráfego médio situa-se um pouco acima dos nove mil veículos diários, um valor que está "em linha com as estimativas delineadas pela IP".

Simultaneamente o Itinerário Principal 4 (IP4), aquela que foi durante quase três décadas a principal via de acesso de Trás-os-Montes ao litoral, registou uma quebra acentuada no volume de tráfego, verificando-se claramente uma transferência do trânsito para a nova autoestrada.

Agência Lusa

1 comentário:

  1. Fazemos Amarante - Vila Real sem mudar de velocidade, na caixa respetiva, por 1,95€ (na classe A). Só isto compensa o gasto. Decididamente os nossos economistas percebem muito pouco de desenvolvimento económico, caso contrário este túnel deveria estar a comemorar uns 30 anos. FORÇA, VILA REAL! FORÇA TRÁS-os-MONTES!

    ResponderEliminar