quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Congida: a revelação que atrai cada vez mais turistas

A praia fluvial da Congida, em  Freixo de Espada à Cinta  ainda é um segredo para muitos. Esta praia tem bandeira azul, atribuída pela  Associação Bandeira Azul da Europa , e bandeira de ouro, atribuída pela Quercus graças à qualidade da água que apresenta.
O Douro Internacional é o cenário ideal para passar uns dias no nordeste transmontano e há cada vez mais gente a fazê-lo. Mas ainda não é um destino turístico de massas e muitos escolhem-na por isso mesmo.

Pensar no nordeste transmontano é pensar na paisagem característica da região, nos monumentos, igrejas ou gastronomia, mas talvez nem tanto em praias… E se as praias do Azibo têm conseguido uma forte mediatização nos últimos anos, talvez haja outra zona balnear que ainda é um segredo para muita gente: a Congida, em Freixo de Espada à Cinta.

Longe vão os tempos em que os acessos a este recanto à beira Douro plantado eram em terra batida. Quem tem recordações dessa altura é Manuel Augusto Madeira. Natural de Freixo de espada à Cinta, tem 57 anos e há 24 que é nadador-salvador na Congida. Mas a sua ligação a este “paraíso”, assim apelidado por muitos, vem desde criança.

“Os meus pais eram pescadores e eu cresci aqui. Vivi nesta zona até aos 18 anos, por isso, conheço este rio e toda esta zona como a palma das minhas mãos”, contou à Rádio Brigantia, enquanto contemplava o Douro Internacional, sem se cansar, ainda que já o tivesse feito várias vezes na vida.

O certo é que o destino Congida ainda não é para turistas de massas mas faz as delícias daqueles que descobrem casualmente este autêntico postal.  Grande parte dos turistas são espanhóis, mas frequentemente também se encontram franceses, ingleses ou holandeses. E os portugueses, muitas vezes não são do distrito mas vêm de várias localidades para descobrir o encanto desta praia do interior e outros recantos do nordeste transmontano.

É o caso Joana Sousa e Nuno Venâncio, de Alverca do Ribatejo, no distrito de Lisboa.

“Se isto atraísse muita gente, talvez começassem a vir autocarros turísticos para aqui e isto ficaria muito cheio, deixando ser aquilo que é, perdendo o seu lado mais selvagem. Quem quer fugir à confusão vem para aqui e está mais sossegado, em vez de ter uma multidão de gente”, observou Nuno Venâncio. Já Joana Sousa contou que foi através de uma pesquisa na internet que souberam da existência da Congida. “Pelas imagens que vimos na internet, pareceu-nos muito bonito. Decidimos experimentar. A água é boa e estou a gostar”, contou.

Apesar de já ter as condições essenciais, a Congida pode oferecer muito mais a quem a visita. A pensar nisso, o Município de Freixo de Espada à Cinta quer requalificar o edifício de apoio à piscina, que tem servido para receber o encontro anual de freixenistas e outros eventos, tornando-o mais moderno e atractivo. Outro projecto que faz parte dos planos da autarquia é a construção de um parque de campismo e de autocaravanas junto a esta praia em pleno Douro Internacional. Este é também o tema de uma reportagem alargada, que pode ler no Jornal Nordeste desta semana. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário