segunda-feira, 29 de agosto de 2016

“Reino Maravilhoso – por terras do Alvão e do Marão” passou ontem na SIC

Passou ontem, dia 28 de Agosto, na SIC, o documentário de Luís Quinta e Ricardo Guerreiro, intitulado “Reino Maravilhoso – por terras do Alvão e do Marão”. Durante 50 minutos, a dupla de documentaristas dá-nos a conhecer a vida selvagem desta duas serras que marcam a geomorfologia da nossa região.
Trata-se de um filme deslumbrante. Durante 50 minutos, a riqueza natural destas duas áreas protegidas pela Rede Natura é exposta de forma sábia e atrativa. 

Os naturalistas passaram no campo cerca de 100 dias de forma a criarem o ciclo narrativo de um ano, com início na dura estação do inverno e o fim no outono seguinte.

Através de um domínio técnico exímio, nomeadamente no manuseamento e utilização de técnicas de filmagem em macro, o documentário transporta-nos para uma intimidade selvagem que se encontra vedada para a maior parte dos observadores no dia-a-dia.

Durante os 50 minutos são-nos ensinados comportamentos animais que jamais pensávamos existir aqui tão perto de nós, como, por exemplo, o escavar da vespa-das-areias, a existência de plantas carnívoras, o carinho das formigas, o amor das borboletas, e as peculiaridades de tantas outras espécies animais do ar e da terra capturadas pelas lentes de Luís Quinta e Ricardo Guerreiro, que neste documentário geram estórias de vida selvagem únicas e maravilhosas. 

“Reino Maravilhoso – por terras do Alvão e do Marão” é um projeto que teve o empenhamento e o apoio da Câmara Municipal de Vila Real, sendo, sem dúvida, um documento de verdadeira utilidade pública, devido aos níveis de pedagogia e ensinamentos que transmite quer a miúdos quer a graúdos.

O filme, que já se encontra disponível para visualização no vimeo , é a terceira obra da dupla Luís Quinta e Ricardo Guerreiro, que também são responsáveis pelos documentários “Arrábida, da serra ao mar” e “Almada, entre o rio e o mar”.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário