sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Autarcas de Bragança, Mirandela e Vinhais reivindicam 53 camas de cuidados continuados

Os autarcas de Bragança, Mirandela e Vinhais reclamam mais camas de cuidados continuados. Em causa estão instituições que têm instalações prontas para receber os doentes mas não têm acordos com a Segurança Social.
O assunto tem gerado discórdia no seio da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, isto porque o governo garantiu já acordos para 20 camas mas, no entender dos autarcas, o número ideal seria de 53 camas.”Seriam necessárias mais 53 camas que são aquelas que estão neste momento disponíveis ou que poderão estar disponíveis a breve prazo. O nosso território tem sido esquecido relativamente a outras matérias, por isso não vejo qualquer problema nem consigo perceber que haja qualquer constrangimento na atribuição de mais camas, ficando este território devidamente dotado deste tipo de cuidados, eventualmente com uma cobertura superior a outras zonas do país “, referiu o presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias.

Os autarcas têm debatido esta questão e reuniram já com o Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte no sentido de reivindicar estas camas.

Hernâni Dias frisa que é importante que o Ministério da Saúde perceba a necessidade de “rentabilizar investimentos que já estão concluídos”.

No caso de Bragança, as 20 camas que aguardam acordos com a Segurança Social estão prontas a receber doentes na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia.

Esta unidade comemora hoje o segundo aniversário e o provedor da Santa Casa de Bragança aproveita para apelar ao bom senso do governo, em especial do Ministério da Saúde para esta questão. “Esperamos ter brevemente o segundo piso a funcionar. Continuamos na luta pelas 20 camas. Esta Unidade foi construída com um projecto para 60 camas, aprovado pela ARS-Norte e pela CCDR-N, pelo governo, portanto. Das 60 camas só houve protocolos para 40. Nós temos uma capacidade instalada para mais 20. Esperamos que o bom senso de quem dirige este país, sobretudo na área da saúde, traga essas 20 camas para Bragança”, apelou o provedor.

Por enquanto não há entendimento nesta questão já que além das 20 camas exigidas por Bragança,  o autarca de Mirandela reivindica 13 para a Santa Casa da Misericórdia da cidade do Tua, que foi também inaugurada há dois anos e o autarca vinhaense reclama acordos para 20 camas para a Unidade de Cuidados Continuados desta vila. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário