sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Autarquia de Vinhais homenageia Jorge Lima Barreto com programa cultural diversificado

Em Vinhais, começa hoje a segunda Bienal Jorge Lima Barreto. Trata-se de um evento promovido pela autarquia com o objectivo de homenagear e lembrar o compositor e musicólogo vinhaense.
Jorge Lima Barreto, que faleceu em 2011,  foi fundador dos Anar Band, com Rui Reininho ou dos Telectu, com Vítor Rua, entre ouros projectos. Destacou-se, também, pelas correntes musicais desenvolvidas em torno da música minimal repetitiva, experimental e electrónica, e ainda como conferencista, radialista, jornalista e pela vasta obra discográfica e bibliográfica publicada.

Um percurso que vais ser hoje e amanhã recordado. “Jorge Lima Barreto é ilustre vinhaense que faleceu ainda relativamente novo. A Câmara de Vinhais decidiu organizar  uma bienal subordinada ao seu nome e à sua obra. Aconteceu, pela primeira vez há dois anos e acontece também agora”, explicou o presidente do Município de Vinhais Américo Pereira.

Para além de exposições, conferências, filmes, performances e concertos, esta tarde é apresentado o livro “Estética da Comunicação Musical – A improvisação”, de Jorge Lima Barreto.

Esta noite, às 21h30 é possível assistir ao espectáculo musical de JP Simões, com a participação da coreógrafa e bailarina Isabel Barros e uma instalação de Ilda Teresa de Castro.

“Vincos” é o espectáculo de encerramento da 2.ª Bienal Jorge Lima Barreto, com os músicos Carlos Barreto, Carlos Zíngaro, Vítor Rua e uma instalação do artista António Barros, amanhã à noite. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário