sábado, 17 de setembro de 2016

Fundação José Rodrigues inaugura sábado mostra do escultor e da pintora Raquel Rocha

A Fundação Escultor José Rodrigues, no Porto, inaugura no sábado a exposição "Celebração", uma mostra que reúne cerca de 70 desenhos do "mestre" e da pintora Raquel Rocha, num trabalho conjunto desenvolvido desde há cerca de um ano.
"A inauguração desta exposição já estava programada" antes da morte do escultor, que ocorreu no sábado, aos 79 anos, num hospital do Porto, e "faz todo o sentido continuar a existir, acabando por homenagear [agora] o mestre", disse hoje à Lusa João Ferreira, da Fundação.

Os artistas trabalharam em conjunto desde há cerca de um ano nestas obras, sendo que os desenhos, "cerca de 70", foram iniciados por José Rodrigues e terminados por Raquel Rocha ou vice-versa, referiu João Ferreira.

O trabalho conjunto terminou "até há pouco tempo", disse, "o último foi desenhado durante este verão".

Com inauguração marcada para as 16:00 e patente até ao dia 05 de novembro, "Celebração", uma mostra itinerante que passará por Bragança, Corunha, em Espanha, e Bogotá, na Colômbia, entre outros locais, é comissariada por Adriana Aguiar Branco e dá início às comemorações dos 80 anos do escultor.

José Rodrigues, que foi um dos fundadores da Cooperativa Cultural Árvore, no Porto, e um dos promotores da Bienal de Vila Nova de Cerveira, faria 80 anos no dia 28 de outubro, data em que está já prevista "a inauguração de uma exposição com um mínimo de 80 artistas que vão trabalhar José Rodrigues", acrescentou.

João Ferreira salientou ainda que o serviço educativo da Fundação José Rodrigues vai a partir de agora "direcionar mais as suas atividades às técnicas artísticas do trabalho que o mestre realizava".

Também no sábado a Fundação José Rodrigues inaugura "Atrair pelo Bem, pintar com a Alma", de Rosa Ramos, artista plástica que se licenciou em Pintura, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1969.

Esta mostra de desenho estará patente até ao dia 22 de outubro.

A instalação "Refuseds", da artista caopestana, que pretende "evocar o recusado", será ainda inaugurada no sábado.

"São objetos que deitamos fora, colocados num ambiente fora do comum", referiu João Ferreira.

O espaço da instalação, que estará patente ao público até ao dia 22 de outubro, é "composto por um enfiamento de sete caixas brancas, sendo cada uma semi-emersa em areia", refere a Fundação, acrescentando que contêm "pedaços que quadros, imagens, pinturas/colagens de fotos e outros objetos".

Entre outras obras, José Rodrigues é autor do cubo da Praça da Ribeira e do Monumento ao Empresário na Avenida da Boavista, ambos no Porto.

O artista plástico realizou os seus estudos Escola Superior de Belas-Artes do Porto, formando-se em escultura.

Em 1968, com os colegas Ângelo de Sousa, Armando Alves e Jorge Pinheiro, que com ele terminaram o curso com a classificação máxima, formou o grupo "Os Quatro Vintes".

Desde 1964 que expôs individualmente em cidades como o Porto, Amarante, Alfândega da Fé, Vila Nova de Cerveira, Cascais, Tóquio, Paris e Macau.

Além da escultura, dedicou-se e a outras expressões artísticos, tendo feito ilustração para livros de escritores e poetas, como Eugénio de Andrade, Jorge de Sena, Vasco Graça Moura e Albano Martins.

No Porto, José Rodrigues adquiriu e recuperou a antiga Fábrica Social, espaço que usava como ateliê e onde instalou a fundação com o seu nome, dotada de salas de exposição e um auditório.

JAP (LIL) // JGJ
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário