terça-feira, 20 de setembro de 2016

Minas de Murçós têm documentário histórico

Foi apresentado recentemente um documentário sobre as Minas de Murçós. O objetivo é retratar o período de exploração de minério que ocorreu em meados do século passado, de forma massiva, naquela localidade do concelho de Macedo de Cavaleiros.
"Minas de Murçós – As estórias das suas gentes  " é o título do documentário que procura retratar o modo de vida dos habitantes de Múrços no século passado, em especial no período de exploração do minério. A apresentação, que decorreu a 13 de agosto e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno, do Presidente e Tesoureira da União de Freguesias local, David Martins e Natália Carrazedo. 

A apresentação deste documentário foi o culminar de um projeto desenvolvido pelo Geopark Terras de Cavaleiros em parceria com a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro e o inestimável contributo de muitos dos habitantes desta aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, que relataram, na primeira pessoa, as vivências do trabalho naquele Complexo Mineiro. 

Foram cerca de 2 anos de um trabalho de pesquisa intenso por parte dos técnicos envolvidos, assim como de uma imensa dedicação daqueles que se predispuseram a partilhar as suas memórias e vivências sobre aquele lugar que um dia fora a maior fonte de rendimento para muitas famílias desta aldeia.

Conteúdo fornecido por Geopark Terras de Cavaleiros
in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário