quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Município de Mogadouro apoia produtores pecuários que perderam pastagens em incêndio

O município de Mogadouro vai disponibilizar 15 mil e 500 euros do fundo de emergência municipal para apoiar os produtores pecuários da aldeia de Bruçó, que viram as suas pastagens serem destruídas pelo incêndio do início de Setembro.
De acordo com a autarquia, registou-se cerca de 87 por cento de área ardida na freguesia, uma localidade onde existem cerca de duas mil cabeças de gado. O presidente do município de Mogadouro, Francisco Guimarães considerou, que perante este cenário, a autarquia tinha de apoiar os agricultores.

“Atendendo à grave situação criada com o incêndio que teve inicio dia 6, em Fornos, Freixo de Espada à Cinta, por minha proposta, o executivo aprovou por unanimidade um apoio aos produtores de ovinos, caprinos e bovinos. O apoio monetário de 15 mil e 500 euros. Foi uma ajuda que entendemos disponibilizar de imediato a quem perdeu todas as pastagens e aquilo que tinham armazenado para o Inverno terão de os começar a gastar neste momento”,

Os produtores poderão solicitar apoio financeiro na câmara municipal, que será disponibilizado de imediato, por cabeça de gado, por um período de 2 meses.

“Temos através do nosso veterinário municipal a relação da quantidade de cabeças, neste caso são 1858 cabeças, atribuímos um valor monetário por cabeça a cada produtor”, explica.

Os municípios de Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, que foi também afectado pelo incêndio, contactaram já os ministérios da administração interna e da agricultura, com o objectivo de solicitar uma reunião de urgência no sentido de pedir apoio para estes produtores.

Cerca de 87 por cento da área da freguesia de Bruçó, mais de 27 km2, foi destruída pelas chamas do incêndio que deflagrou entre 6 e 8 de Setembro, que atingiu os concelhos de Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário