segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Primeiros percursos pedestres do Parque Regional do Vale do Tua foram inaugurados este fim-de-semana

Já está disponível a rede de percursos pedestres do Parque Natural Regional do Vale do Tua, que abrange os concelhos de Mirandela, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança e Alijó e Murça no distrito de Vila Real. O Parque, com uma área de cerca de 25 mil hectares, foi criado em 2013 pela Agência de Desenvolvimento Regional Vale do Tua, composta por estes municípios e pela EDP e é o primeiro Parque Regional do país. É financiado pela EDP, no âmbito das contrapartidas da construção da Barragem de Foz Tua.
Uma das primeiras iniciativas do parque foi a criação de uma rede de percursos pedestres, que foi inaugurada este fim-de-semana. O local escolhido para a inauguração oficial foi Abreiro, no concelho de Mirandela, onde dezenas de pessoas percorreram, pela primeira vez, no passado sábado, o percurso desenvolvido para esta localidade.

Na inauguração destes trilhos esteve a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, que referiu que valoriza de forma particular as iniciativas da região, já que tem raízes em Torre de Moncorvo.

A secretária de Estado elogiou a forma como os municípios souberam aproveitar a construção da barragem para acrescentar valor à região. “Os municípios e as forças desta região e as instituições conseguiram de uma forma emblemática e simbólica ultrapassar as adversidades e construir valor para as populações que aqui vivem e valores que possam ser usados pelas pessoas que os visitam. Exemplo disso são estes trilhos, a constituição deste Parque Natural Regional, é o projecto da mobilidade, são os projectos ligados ao património cultural, no fundo projectos ligados ao desenvolvimento socioeconómico e ao empreendedorismo. Eu acho que os municípios e os agentes da região souberam aproveitar muito bem a oportunidade de um grande projecto para daí arrecadar mais valor”, frisou. 

Já o presidente do Parque Regional do Vale Do Tua, Artur Cascarejo, frisou a importância de criar uma dinâmica em torno dos novos percursos pedestres capaz de atrair, não só turistas portugueses, mas também estrangeiros. “Se as pessoas que vivem em Abreiro não valorizarem e não perceberem que este percurso vai trazer gente e esta gente vai consumir os figos, o azeite, o vinho e os produtos locais e assim dinamizar a aldeia, obviamente que os percursos não servem para nada.O objectivo é associar esta prática do turismo de natureza ao desenvolvimento sócio económico de todas as aldeias do Vale do Tua”, exemplificou.    

Os percursos estão homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.O parque aconselha os interessados a inscreverem-se antes de efectuar as caminhadas, de forma  poder beneficiar de um seguro e a ter o acompanhamento de guias.

Há vários pacotes disponíveis para os turistas que além do percurso pedestre incluem experiências na área da gastronomia ou da cultura. Para já, vão ser criados cinco percursos, um por cada concelho, num investimento de cerca de 60 mil euros que inclui a homologação e a manutenção.

Ontem foi inaugurado o percurso entre Vieiro e Freixiel, no concelho de Vila Flor. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário