segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Revolta do 24 em Bragança. Prisão do bispo

João Carlos Gregório Domingos
Vicente Francisco de Saldanha Oliveira e Daun
1826
«Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. O Regimento de Infanteria n.º 24 teve a ousadia de prender todos os officiaes superiores, rebellando-se contra as ordens de El Rei nosso senhor na noute de 26 para 27; no entanto tenho a satisfação de saber que o Regimento de Cavallaria n.° 12 seguindo as ordens do seu commandante se retirou debaixo do fogo do supradito Regimento; nesta conformidade tenho tencionado marchar contra os rebeldes com o resto da tropa que se acha n’esta provincia que se tem conservado fiel e obediente.
No entanto, apezar de me julgar com forças sufficientes para rebater esta facção, me parecia bem a proposito que V. Ex.cia fizesse marchar alguma tropa até a fronteira desta provincia, e conservando-se alli, adiantasse hum official para me communicar o sitio aonde se acha, e ordenar-lhe o que convier.
O senhor bispo daquella diocese, e governador da praça, achão-se prezos por não annuirem ás tentativas dos rebeldes. Deus Guarde a V. Ex.cia. Quartel General em Chaves, 29 de Julho de 1826. José Corrêa de Mello, governador das armas de Tras os Montes. Ao lllustrissimo e Excellentissimo senhor João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun». (Ministro da Guerra)

«lllustrissimo e Excellentissimo Senhor. Tenho a satisfação de communicar a V. EX.cia que nem hum só soldado de Cavallaria n.° 12 se reuniu aos rebeldes e que grande numero dos officiaes do Regimento n.° 24, não annuiram aos seus projectos; e que estes vendo-se isolados, se retiraram pela estrada de Gimonde; cujas noticias venho agora de receber; e me apresso a communica-las a V. Ex.cia para suspender as medidas, que eu havia rogado a V. Ex.cia em meu officio de hoje. O visconde de Montalegre retira-se á frente dos rebeldes, como seu commandante; e eu vou a partir como tencionava.Deus Guarde a V. Ex.cia. 

Quartel General em Chaves 29 de Julho de 1826». (Do mesmo Governador ao mesmo Ministro.)

«lllustrissimo e Excellentissimo Senhor. Tenho a satisfação de participar a V. Ex.cia que o brigadeiro José Corrêa de Mello me participa que o Regimento n.° 12 de cavallaria, ao vêr a desobediencia e insubordinação do Regimento 24, se retirara de Bragança, com a mais perfeita disciplina e obediencia ao seu commandante, sobre a estrada de Vinhaes, sem que um só soldado, ou individuo d’este regimento podesse ser seduzido; todos os officiaes superiores, e quasi toda a officialidade do 24 se separou dos sediciosos, e elles se escaparam pela estrada de Gimonde na direcção de Penella (?) (sic), tendo elles anteriormente prendido S. Ex.cia reverendissima o senhor bispo de Bragança e o governador; o brigadeiro Mello, que no primeiro officio de 29 me pedia que o appoiasse com alguma tropa d’esta provincia, no ultimo officio do mesmo dia me diz, que suspenda o movimento que elle tinha exigido, em consequencia do que não se pôz em marcha o 21, e o 3 fará alto n’esta cidade, ou suas immediações pois que estará em marcha. Deus Guarde a V. Ex.cia. Quartel General de Braga, 31 de Julho de 1826. Visconde de Santa Martha (Governador das armas da provincia do Minho).Ao lllustrissimo e Excellentissimo Senhor João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun».

Esta revolta do 24 em Bragança foi por não quererem jurar a Carta Constitucional que D. Pedro mandara do Brasil. Foram duzentos e dezassete homens do 24 os que se revolucionaram, como diz a citada Gazeta do dia 7 do mesmo mês e ano. Em consequência desta revolta, por decreto de 5 de Agosto de 1826 foram extintos e abolidos para sempre os Regimentos n.° 2 de cavalaria e n.os 17 e 24 de infantaria e seus nomes e números foram eliminados dos mapas, livros e registos (todos estes corpos se haviam sublevado). Vem este decreto publicado na Gazeta de Lisboa de 7 de Agosto do mesmo ano.

O bispo preso era D. Frei José Maria Sant’Anna de Noronha.
As tropas revolucionadas internaram-se em Espanha, depuseram as armas no lugar de Travassos no dia 5 de Agosto de 1826 e foram conduzidas para Zamora.

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário