quinta-feira, 27 de outubro de 2016

"A região precisa de uma grande feira de caça em vez de duas", considera o presidente do Clube de Monteiros do Norte.

No dia em que começa a 15ª edição da Norcaça, Norpesca e Norcastanha, em Bragança,  a Brigantia falou com o presidente do Clube de Monteiros do Norte. Nelson Cadavez considera que não faz sentido que existam duas feiras dedicadas ao sector na região, referindo-se ao certame que hoje começa e à Feira da Caça de Macedo de Cavaleiros, que habitualmente acontece em Janeiro.
O representante desta associação nacional preocupada com a caça maior considera mais vantajoso que exista apenas uma grande feira de caça na região Norte. “A região Norte precisa de uma grande feira da caça. As feiras temáticas em torno da caça não só fazem sentido ,como são fundamentais para o próprio sector, como meio de divulgação, promoção e de demonstração da sua vitalidade, no entanto, para os expositores, nomeadamente aqueles que são agentes económicos profissionais, estes certames têm que garantir retorno face ao investimento que aí é feito. Pragmaticamente, a região beneficiaria muito mais com uma grande feira em vez de duas feiras com a proximidade geográfica e temporal como são a Norcaça e a Feira da Caça de Macedo”, considera Nelson Cadavez.

O responsável dá como exemplo o que aconteceu na capital espanhola, que tinha duas feiras e passou a ter uma. “Em Madrid, até ao ano 2012, realizavam-se duas feiras consecutivas a Feira “Venatória” e a Feira “FICCAR” durante 17 e 14 anos respectivamente. Esta situação, agravada pela crise económica, enfraquecia ambos os certames e forçou a sua fusão no ano 2013, da qual resultou uma grande feira a ‘Cinegética’”, referiu.   

Para o presidente do Clube de Monteiros do Norte é no concelho de Bragança que se localiza “o melhor território em Portugal em espaço aberto e selvagem para o veado”, referindo-se à Zona de Caça Nacional da Lombada. Nelson Cadavez lamenta, no entanto, que não seja possível caçar corsos nesta zona. “Dos 5 melhores troféus de Veado caçados em Portugal nos últimos 5 anos 3 deles foram-no na Lombada. Perante isto só não compreendo como não se caçam corços na Lombada. A única razão que encontro é que não há essa vontade por parte da entidade gestora”, constatou.

A gestão da Zona Nacional de Caça da Lombada é um dos assuntos abordados por Nelson Cadavez numa entrevista que pode ler no Jornal Nordeste desta semana.

Este ano, a grande novidade da Norcaça, Norpesca e Norcastanha é a presença do maior aquário móvel da Europa. A abertura da feira está marcada para as 18 horas desta quinta-feira, prevendo-se a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente.

Até Domingo, a caça, a pesca e a castanha são pretexto para visitar o pavilhão do Nerba, em Bragança, com várias actividades, desde debates a concursos, apresentações de livros, desfiles de moda ou demonstrações de culinária. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário