sábado, 22 de outubro de 2016

Alexandrina Augusta Ferreira Sarmento de Lousada Pimentel Calaínho

Solar dos Calaínhos em Bragança
Nasceu em Bragança a 30 de Agosto de 1856; filha do general de cavalaria João Ferreira Sarmento de Lousada Pimentel Calaínho, morgado da casa dos Calaínhos, em Bragança, e de D. Alexandrina Augusta de Macedo Gouveia e Vasconcelos, dos morgados Pimentéis de Castelo Branco, concelho do Mogadouro. Faleceu em Algoso, em Dezembro de
1930.Ver tomo VI, pág. 702, destas Memórias.
Colaborou nas seguintes publicações: Jornal das Senhoras; A Palavra; Grito do Povo; O Comércio do Porto; Elegância e Bom Gosto, que dirigiu enquanto existiu (era apenso ao Petardo); Gazeta de Bragança e Legionário Trasmontano. Apresentou tese ao congresso operário do Porto sobre a «Aprendizagem dos menores», que foi publicada nas actas do mesmo; e outra num congresso de Braga sobre o «Poder social da mulher portugueza na actualidade». Foi secretária de uma Conferência de S. Vicente de Paulo durante dez anos e tesoureira do Dispensário da Rainha D.Maria Amélia enquanto a condessa de Samodães foi presidente. Também tem produções em verso.
Escreveu: Novena e Missa ao Divino Espírito Santo, por Alex. Sarmento. Porto, 1898, Tip. Ocidental. 16.° de 10 (inumeradas)-128 págs. e mais 2 de índice e 1 de erratas. Com as aprovações dos bispos do Porto, Lisboa, Braga e Bragança.

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário