quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Cabra Preta de Montesinho foi salva de extinção

O Parque Biológico de Vinhais deu um contributo fundamental para a recuperação da Cabra Preta de Montesinho, uma raça ameaçada e que chegou a ser considerada "praticamente extinta", revelou Carla Alves, diretora daquele parque.
Entretanto, foi criado um Livro Genealógico, existe um secretário técnico no âmbito da ANCRAS (Associação Nacional de Caprinicultores  de Raça Serrana), onde estão registados cerca de mil exemplares. "A espécie existia muito nos concelhos de Bragança e Vinhais, que constituem o solar da raça. Esteve quase extinta. 
Conseguiu-se através de trabalhos de conservação abrir um Livro Genealógico incentivando os agricultores a apostar nestes animais", acrescentou Carla Alves.A iniciativa de começar a trabalhar pela preservação desta cabra partiu da ANCRAS, que desenvolveu trabalhos científicos que permitiram que a Direção-geral de Alimentação e Veterinária a considera-se como raça e fosse aberto o Livro Genealógico e que o IFAP-Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas atribuísse os apoios. 
Atualmente já existe um programa de melhoramento, com proteção.

Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário