domingo, 30 de outubro de 2016

“Casa de Espanto, em torno da Coleção da CGD”, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais

Está já patente ao público, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, a exposição “Casa de Espanto, em torno da Coleção da CGD”.
"Na sequência de Palácio de Espanto, apresentada no Palácio da Galeria em Tavira, Casa de Espanto volta a contrapor obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos a peças inéditas de artistas convidados e a artefactos provenientes dos espólios de cultura material da região anfitriã – neste caso, Trás-os-Montes. 

Para além de reincidir no confronto da Coleção da CGD com objetos de outros universos e de outros tempos, esta segunda exposição reforça a vontade de criar condições para uma experiência artística muito menos interessada na função educativa ou informativa da arte do que nas suas valências simbólicas, rituais e sociais.

Para esta segunda incursão no território do espanto e nas suas constelações, contamos com um conjunto de novas peças de Renato Ferrão (Vila Nova de Famalicão, 1975), nas quais a interação da luz com pequenos dispositivos escultóricos nos devolve imagens espectrais, como fantasmas, incertas na sua estaticidade, dúbias no seu conteúdo.

A estas obras juntam-se ainda artefactos de uma região onde abundam lendas e fábulas, e cujos rituais pagãos nos deixam um legado material absolutamente ímpar. Da reunião de todos estes objetos esperamos ver surgir diálogos e contrastes, assistir ao despontar de uma tensão produtiva e desafiante, que facilite a imersão do espectador no espaço de desconcerto e intensidade de uma Casa de Espanto.

Artista convidado: Renato Ferrão. Com obras de Ana Jotta, Gaëtan, Jorge Molder, Noronha da Costa, Pedro Sousa Vieira, Ricardo Jacinto, Rosângela Rennó, pertencentes à Coleção da Caixa Geral de Depósitos; e artefactos dos espólios do Museu do Abade de Baçal, do Museu Militar de Bragança e do Museu Etnográfico Dr. Belarmino Afonso. 

Renato Ferrão nasceu em Vila Nova de Famalicão, em 1975. Vive e trabalha no Porto. Em 2000, licenciou-se em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Cofundou o espaço Salão Olímpico – espaço independente, gerido e programado por artistas – com Carla Filipe, Isabel Ribeiro, Eduardo Matos e Rui Ribeiro (2003-2006). Em 2010 foi-lhe atribuído o Prémio de Artes Plásticas União Latina. Em anexo segue uma listagem das exposições individuais e coletivas do artista”. (Bruno Pereira – Fundação Caixa Geral de Depósitos)".

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário