sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Distrito de Bragança tem maior percentagem de diabéticos do que o país inteiro

No distrito de Bragança existem cerca de 10 por cento. Já no país são cerca de 7 por cento. Para Ana Diegues, médica interna da uls nordeste, são vários os factores que explicam esta realidade.
“Sabe-se que o número de doentes diagnosticados, neste momento no distrito de Bragança é cerca de 10% e a nível nacional é de 7%. Nós sabemos que estes doentes sofrem de diabetes tipo 2 porque ocorre mais na população mais idosa. A nossa população é muito envelhecida, e depois temos as questões culturais inerentes à nossa região, a gastronomia, por exemplo, acaba por ser uma população mais sedentária e isto poderá explicar o porquê de ser uma doença mais presente na nossa zona do que no resto do país.”

E estamos a falar de casos diagnosticados.

“Sabemos que há mais diagnosticados, mas ainda há alguns que se desconhece. Deduzimos que haja um valor superior a estes 10%.”

Já Clara Jorge, também médica interna da ULS Nordeste, afirma que os centros de saúde estão atentos a esta realidade e têm realizado rastreios anuais da diabetes, bem como dado resposta às patologias associadas a esta doença.

“Somos pró-ativos no intuito de detectar, prevenir e tratar todas as situações de diabetes. Claro que a diabetes é uma doença que tem grande impacto na vida das pessoas, envolve vários órgãos do corpo humano, e, quanto mais cedo detectarmos e agirmos em função disso, mais rapidamente podemos proporcionar uma melhor qualidade de vida às nossa pessoas e evitar situações drásticas. Também temos uma consulta da medicina interna para referência da diabetes que orienta os casos mais difíceis.”

Declarações prestadas no âmbito da conferência de imprensa das I Jornadas de Medicina Geral e Familiar do Nordeste Transmontano, cujo tema é “Quando a Diabetes complica…”, e que se realizam em Mirandela nos dias 24 e 25 deste mês de outubro.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Terra Quente)

Sem comentários:

Enviar um comentário