sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Encontro Nacional de FabLabs começa hoje no IPB de Bragança

Começa hoje no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) o Encontro Nacional de FabLas, um evento organizado pelo FabLab IPB, um laboratório de fabrico digital, que permite o fabrico rápido de protótipos e pretende democratizar o acesso a invenções pessoais e colaborativas através de tecnologias digitais para criar “quase tudo”.
O Encontro Nacional de FabLabs 2016 decorrerá em Bragança (ESTiG/IPB e Brigantia EcoPark), nos dias 28 e 29 de outubro, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, integrando várias atividades dedicadas aos membros da rede de Fablabs e ainda atividades abertas ao público. 

Na sessão aberta ao público, que ocorrerá no auditório da ESTiG na sexta-feira dia 28 de outubro, às 17h, serão realizadas duas sessões de esclarecimento acerca da Rede Nacional de FabLabs e Makers, pelo Bernardo Gaeiras, e da Rede Nacional de Incubadoras, pelo João Borga.

A Rede Nacional de FabLabs e Makers visa interligar mais de 20 FabLabs, Makerspaces e Design Factories, criando sinergias entre os equipamentos existentes. Visa ainda promover a aprendizagem baseada no learn-by-doing, inspirar mais pessoas a trabalharem com tecnologia através da educação técnica informal, oferecer à indústria espaços flexíveis de prototipagem, permitir a experimentação como base para a inovação e promover o empreendedorismo de produto em cooperação com a Rede Nacional de Incubadoras e com a Indústria.

A Rede Nacional de Incubadoras visa identificar e suprir lacunas a nível regional e sectorial e ainda promover a cooperação e partilha de recursos físicos e de know-how, de redes de mentores e investidores, promover a formação dos seus gestores, a profissionalização dos serviços oferecidos a empreendedores e empresas incubadas e um aumento da competitividade das incubadoras portuguesas, a nível nacional e internacional.

No âmbito da Startup Portugal, as incubadoras terão um papel central na implementação e fiscalização de diversas medidas previstas, colaborando na seleção das startups que terão acesso a apoios financeiros como o Startup Voucher ou o Vale de Incubação, na atribuição dos apoios do programa “Empreende Já” do IPDJ e no Programa Startup Portugal Momentum, em colaboração com o MCES e com o CRUP.

Esta sessão termina com uma visita às instalações do FabLab IPB onde poderão conhecer os equipamentos e as suas potencialidades. O FabLab IPB, tal como todos os FabLabs do mundo, está ao serviço da comunidade.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário