segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Produção de castanha está atrasada mas fruto está garantido para Rural Castanea

Em Vinhais, a castanha tem honras especiais com a Rural Castanea, a feira da castanha, que se realiza já no próximo fim de semana.
A organização da feira garante que tem vindo a ter cada vez mais procura a cada ano que passa, esgotando a oferta hoteleira em Vinhais e até nos arredores, tendo um retorno cada vez mais atractivo para a região, como adiantou na apresentação da edição deste ano da Rural Castanea, Luís Fernandes, Vice-Presidente da Câmara de Vinhais.
Este ano o calor atrasou a produção cerca de duas semanas, garante Abel Pereira, da Arborea, a Associação Agro-Florestal e Ambiental da Terra Fria, o que até pode ser bom para o negócio.
O que não tem sido bom para o negócio na Terra Fria são as muitas variedades que são vendidas misturadas, o que complica o acompanhamento agronómico e faz descer o preço por quilo, como confessa este técnico da Arborea.
A castanha continua a ser um dos produtos com maior peso na economia da Terra Fria transmontana. Só nos concelhos de Bragança e Vinhais, a produção ronda anualmente as 20 mil toneladas, o que representa cerca de 80 por cento da produção nacional.
Para Carla Alves da organização da Rural Castanea, esta feira de raiz rural, tem vindo a atrair cada vez mais visitantes. Uma das atracções que tem vindo a ganhar mais atenção é o espaço dedicado às raças autóctones, como a Cabra Preta de Montesinho, que é uma espécie em vias de extinção e que vai este ano ter o primeiro concurso.
Um pavilhão dedicado à temática do castanheiro, à venda da castanha e a outros produtos de Outono, Jornadas do Castanheiro e do Mel, música tradicional com o grupo Urze de Lume, o Magustão do Tio João da Rádio Brigantia, e claro, a castanha assada no maior assador de castanhas do mundo, são outras atracções que deverão levar milhares de pessoas durante o próximo fim de semana a Vinhais. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário