quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Vestígios de condutas de água e galerias medievais encontrados junto ao Arquivo Distrital de Bragança

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de condutas de água e galerias medievais junto ao edifício do antigo Convento de S. Francisco, onde funciona actualmente o Arquivo Distrital de Bragança.A descoberta surgiu no decorrer das obras de arranjo da zona envolvente ao Arquivo, que estão a ser levadas a cabo pelo Município de Bragança.
A equipa de arqueólogos, composta por técnicos do Município de Bragança e de uma empresa subcontrata para a obra,  está, nesta altura a intervencionar e a estudar os achados, de forma a perceber a sua importância. “Foram identificadas e encontradas algumas galerias que, em principio seriam usadas para a recolha o transporte de água e terá sido também encontrado um fosso. Os arqueólogos estão, neste momento, a avaliar a sua importância, para decidir se essas descobertas vão ficar acessíveis, ou se, no caso de não terem qualquer valor sob o ponto de vista arqueológico ou histórico, podem vir a ser aterradas”, explicou o presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias.

Acredita-se que os vestígios, que comprovam várias fases de ocupação do espaço, remontem ao século XIII e XIV, altura em que o convento terá sido construído, tendo sido posteriormente remodelado nos séculos XVII e XVIII.  

A directora do Arquivo Distrital de Bragança, Élia Mofreita revela que está também a ser equacionada a hipótese de alguns dos vestígios remontarem a um período anterior à construção do próprio convento. “O convento é do século XIII e estão a encontrar materiais anteriores à fundação do convento. Penso que é de todo o interesse, quer para a cidade, quer para o Município fazer o levantamento histórico desta zona, que é uma zona nobre da cidade”, frisou.  

A igreja da ordem franciscana que faz parte do edifício conventual, necessita ainda de obras que foram iniciadas há mais de uma década mas ainda não estão concluídas.

Élia Mofreita lamenta que haja um “impasse” que não permite o término dos trabalhos deste espaço muito procurado por turistas e que está quase sempre fechado. “A igreja pertence à ordem terceira. Em tempos esteve a ser recuperada mas, neste momento há um impasse. Mas, sempre que há uma visita ao Arquivo, tentamos ajustar a visita e contactar a zeladora para que possa ser visitada, já que é uma igreja muito bonita”, referiu.

A igreja abre hoje as portas, às 18h30, para um concerto protagonizado pelo grupo “Vozes Alfonsinas”, do Orfeão de Leiria., a propósito das comemorações dos 100 anos do Arquivo Distrital de Bragança, que se assinalou ontem e continua a ser hoje comemorado com várias conferências, exposições e outras actividades. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário