segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Apresentação de vídeo contra violência assinala dia internacional da pessoa com deficiência

A ASCUDT - a Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes - assinalou o dia internacional da pessoa com deficiência com um workshop de prevenção de negligência e maus tratos e a apresentação de um vídeo sobre a violência intitulado “Eu sou contra. E tu?”. 
Uma forma de alertar a comunidade para os vários tipos de violência, doméstica, contra idosos, no namoro, infantil e contra os animais, e que contou com mensagens do presidente da câmara de Bragança, de representantes de estudantes do Instituto Politécnico e dos Bombeiros da cidade, entre outros. “O objectivo principal é sensibilizar a comunidade para todo o tipo de maus-tratos, negligência e violência, contra todos os seres. Um vídeo está mais acessível e é mais fácil de divulgar nas redes sociais e nos meios digitais”, explica Manuela Miranda, directora da instituição.

Uma problemática que afecta também os portadores de deficiência como assumiu a responsável.

No workshop que decorreu sexta-feira no auditório da PSP, em Bragança, o comandante desta força policial, Amândio Correia, adiantou que os números de violência doméstica não têm tido tendência a aumentar, tendo-se registado nos últimos anos uma média de 108 casos, na área de abrangência da PSP de Bragança.

“Temos nesta altura, tendo em conta os últimos 6 anos, uma média de 108 casos. O ano passado houve 90 casos e este ano estamos até ao início de Dezembro com 105 casos ”, adiantou.

Já no que diz respeito à violência contra idosos as denúncias têm vindo a aumentar no distrito, de acordo com a responsável do projecto direcionado a esta faixa etária do Núcleo de Atendimento à Vítima de Bragança. Irina Narquel adiantou que entre Outubro de 2015 e Setembro deste ano houve 47 sinalizações.

“Aumentou o número de denúncias, aumentou significativamente a prevalência de idosos vítimas de violência doméstica. Desenvolvemos um projecto especificamente dessa área e esse aumento tem a ver com a consciencialização social desta problemática, as campanhas de prevenção têm resultados positivos”, refere.

Ao longo da semana passada foram várias as instituições do distrito que não deixaram passar em branco o dia internacional da pessoa com deficiência, que se assinala a 3 de Dezembro. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário