segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Berta Nunes anuncia projetos futuros da autarquia de Alfândega da Fé

O Plano e Orçamento para o ano de 2016 da Câmara Municipal de Alfândega da Fé vai ser enviado à à Assembleia Municipal no dia 10 de Dezembro para discussão. Segundo Berta Nunes, presidente do município, este ano o orçamento ascende a 8 milhões de euros, cerca de mais 1 milhão que no ano que agora termina.
“Temos um orçamento de cerca de 8 milhões de euros, sensivelmente mais 1 milhão que no ano anterior, e isso significa que finalmente estamos a iniciar a execução do quadro comunitário 2014/2020 que esteve parado durante dois anos”, refere a presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé num comunicado enviado à comunicação social.

A autarca salienta que durante o ano de 2017 deverá ser iniciado o plano de reabilitação urbana da vila, um projeto que já foi aprovado e cujo valor poderá ascender a 600 mil euros. “Prevemos no início do próximo ano reiniciar a reabilitação urbana da vila, candidatura já aprovada, no valor de cerca de 600 mil euros, e que irá continuar no espaço público a intervenção já realizada na zona da Torre do relógio, desta vez, até ao centro da vila. Na candidatura da reabilitação urbana está incluída, numa segunda fase, a iniciar até final de 2017, a reabilitação da casa do arcebispo José de Moura, junto ao Adro da igreja, que será transformada num espaço público, onde existirá uma sala de exposição do património religioso e outra dedicada ao mestre José Rodrigues”, refere Berta Nunes.

Segundo a autarca já foi também aprovado em reunião de câmara a aquisição do Lagar D’El Rei, um espaço já candidatado no Programa “Provere” que permitirá a recuperação do edifício. Uma outra candidatura prevê ainda a requalificação do espaço junto ao centro de saúde, como base de acolhimento dos GIPs e melhoria do heliporto com licenciamento do mesmo.

A nível escolar a autarca salienta os investimentos que vão ser feitos nas estruturas de ensino do concelho. “Ainda este ano iremos submeter a candidatura para requalificação da escola EB2, cuja intervenção ascenderá a 1 milhão de euros”.

Projeto já candidato foi o da “melhoria do fornecimento de água às aldeias da Ferradosa, Gouveia, Picões, Cabreira e Vilarelhos”, estando neste momento a autarquia a aguardar a aprovação deste projeto que considera de fundamental para a resolução definitiva do “problema da qualidade do abastecimento de água a estas aldeias, que têm vários problemas, há décadas, com a água actual proveniente de furos”, sublinha Berta Nunes. 

Uma pré - candidatura para requalificação da zona industrial e construção de uma incubadora de empresas, assim como a valorização da zona junto à albufeira do Sabor em parceria com a confraria do Santo Antão, que prevê a a construção de uma praia fluvial e um pequeno ancoradouro, são ainda intenções da autarquia de Alfândega para o ano de 2017.

O investimento no turismo é também uma das prioridades do plano de ação autárquico do concelho  para o ano de 2017. “Continuamos a considerar o turismo como uma das potencialidades a desenvolver e neste sentido iremos requalificar o espaço público da aldeia de Felgueiras, onde empresários privados estão a investir mais de 1 milhão de euros em vários projetos turísticos singulares e fortemente atrativos”.

Segundo Berta Nunes, estas candidaturas, cuja execução está prevista para os anos de 2017 e 2018, pretendem abrir “um novo ciclo de investimento, com o aproveitamento dos fundos comunitários, para o qual a autarquia está melhor preparada, tendo já estabilizado a situação financeira; pagamos a tempo e horas, não temos pagamentos em atraso e estamos a reduzir a dívida gradualmente de acordo com o previsto no Plano de Ajustamento Municipal”, diz a autarca. “De acordo com o anuário financeiro das autarquias fomos a 5ª melhor autarquia do distrito em termos de gestão financeira em 2015 e em 2016 ainda estaremos melhor”, salienta.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário