segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Presépio da escola Emídio Garcia adorna Catedral de Bragança

Durante esta quadra natalícia, a catedral de Bragança tem um presépio feito pelos alunos da escola Secundária Emídio Garcia. São as três figuras da sagrada família esculpidas à escala real.
O presépio foi o vencedor do ano passado do concurso de natal de promovido pelo município de Bragança e este ano foi escolhido para estar junto ao altar da catedral durante as comemorações desta quadra, por se aproximar da expressão das restantes obras do templo, como explicou o professor do curso de artes visuais da escola secundária Emídio Garcia e coordenador deste projecto, Manuel Trovisco.

“Este trabalho esteve no ano passado na época natalícia na entrada da escola e foi visto por responsáveis da catedral e pediram-nos para o montar aqui na catedral, uma vez que a expressão das figuras se adapta às figuras que tem a catedral, cria uma certa unidade”, salienta.

Neste projecto, foram usados materiais pouco dispendiosos. A estrutura das figuras é de esferovite, mas com os acabamentos finais podem ser confundidas com peças de bronze ou outro metal semelhante.

“Este trabalho foi feito com esferovite, que é tratada com cola usado no capoto para que a esferovite não se dissolva com tintas sintéticas, essa pintura primeiro é feita com subcapa de preto e depois é aplicada com tinta metalizada para dar aspecto de bronze ou ouro velho”, destaca.

Um presépio original feito no curso de artes visuais da escola secundária Emídio Garcia que está na catedral de Bragança até ao dia de reis. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário