terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Autarquia de Macedo de Cavaleiros quer adquirir antiga estação e criar uma ciclovia na linha

A autarquia de Macedo de Cavaleiros está a negociar com a Infraestruturas de Portugal com o objectivo de criar uma ciclovia no antigo canal da linha ferroviária. Brevemente, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros deverá receber a visita de um técnico da empresa Infraestruturas de Portugal, para que se decida o futuro da antiga estação de caminho-de-ferro da cidade, tendo já havido reuniões prévias nesse sentido.
Duarte Moreno, autarca local, lembra que nos planos está o reaproveitamento do espaço do canal para a construção de uma ciclovia, como anunciado no Projeto Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU).

“Para começarmos a tratar quer do espaço canal, quer do edifício da estação. Neste caso, queriam já um programa daquilo que se poderia fazer no edifício. Ainda está muito no ar, ainda não sabemos bem. A autarquia quer fazer a gestão do espaço canal para a construção de uma ciclovia. E quer também o edifício da estação”, esclareceu o autarca.

O edifício da estação propriamente dito deverá servir de “porta de entrada” para a ciclovia.

“Terá de ter serviços de apoio para quem anda de bicicleta ou a pé, uma pequena loja de apoio para poder fornecer alimentos e bens essenciais. Ainda um espaço para reparação das bicicletas de quem passar pelo espaço canal, que, se for concretizado na totalidade, terá 74 quilómetros”, adiantou.

O destino da estação ferroviária de Macedo mais próximo de ser decidido. O edifício é propriedade do Estado, sendo da gestão da Infraestruturas de Portugal, que absorveu a Refer. 

Escrito por Rádio Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário