terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Bragança com crescimento turístico superior à média nacional e região Norte

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em dezembro de 2016, comprovam que o ano de 2015 foi extremamente positivo para o turismo, para a economia local e para a promoção territorial de Bragança, com taxas de crescimento acima da média nacional e da região Norte.
Entre janeiro e dezembro de 2015, Bragança registou 75.654 dormidas (+13.279 que em 2014), representando um aumento de 21,29%, face a período homólogo. Na região Norte, o crescimento foi de 15,51%, em Portugal de 8,96% e no Continente de 8,83%. 

Já o número de hóspedes teve igualmente, em 2015, uma evolução positiva, com um crescimento de 17,96% face ao período homólogo (+8.492 hóspedes), representando 45,86% da NUT III Terras de Trás-os-Montes e 1,39% da Região Norte, reforçando a liderança regional. Neste âmbito, de referir que, para o mesmo período (2014/15), o crescimento turístico de Portugal foi de 10,75%, do Continente de 10,62% e da Região Norte de 1,44%. 

De acordo com os dados disponibilizados por algumas das Unidades Hoteleiras de Bragança (que, em 2015, representaram mais de 52% do número de dormidas e 83,01% dos hóspedes registados pelo INE), para o ano de 2016, estima-se um novo e considerável crescimento do turismo em Bragança, que deverá situar-se entre os 10% e os 15%. 

De referir, ainda, o aumento dos proveitos das Unidades Hoteleiras do Concelho de Bragança, no período de 2014 para 2015, de 25,27% (+482 mil euros), passado de 1,19 milhões de euros para 2,40 milhões de euros. 

Num estudo sobre o interesse online de Bragança – de origem nacional e internacional, efetuado em quatro idiomas (português, inglês, castelhano e francês), entre os meses de agosto de 2014 e julho de 2016, através da análise de 21 brandtags sobre turismo, concluiu-se que Bragança está na 10.ª posição entre os 86 municípios que constituem a Região Norte, com um total de 272.230 pesquisas efetuadas (média de 11.342 pesquisas/mês). 

O alojamento é o tema mais procurado sobre Bragança, registando 37,4% do total de pesquisas sobre turismo no município, seguido de atividades de lazer (14,78%), restaurantes (11,31%) e património histórico (7,50%). No período em análise, 52,1% de pesquisas foram efetuadas por estrangeiros, o que denota a internacionalização do turismo em Bragança. 

Esta evolução positiva é fruto do esforço que o Município de Bragança tem vindo a desenvolver desde 2013, no sentido de trabalhar, de forma contínua e sustentada, para o incremento turístico deste território, utilizando uma nova estratégia de marketing territorial, por forma a aumentar a procura, alcançar a notoriedade e o reconhecimento de Bragança como um destino autêntico e único. 

De referir que, nos últimos três anos, o Município investiu 245 mil euros na promoção territorial de Bragança, através de diferentes ações, realizadas em Portugal e Espanha e, ainda, na realização e acolhimento de eventos marcantes, com o objetivo de atrair mais turistas, com o objetivo de promover e afirmar o território, valorizar a identidade local e divulgar as potencialidades dos recursos endógenos de Bragança.

in:noticiasdonordeste.pt

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