sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Felgueiras recebe segunda edição do percurso pedestre Rota dos Cerieiros

A União de Freguesias de Felgueiras e Maçores promove com o apoio da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, no próximo dia 22 de janeiro, a II edição da Rota dos Cerieiros. O percuso tem cerca de 9 km de extensão, de dificuldade média e com a duração prevista de 02h30.
Felgueiras, além de terra de ferreiros é também terra de moleiros, já que a ribeira de Santa Marinha que atravessa a aldeia possuía vários moinhos, fornecendo o pão para a vila e outras aldeias do concelho.

Esta povoação encontra-se ligada à indústria da cera, que se desenvolveu sobretudo a partir dos meados do seculo XIX, conhecendo grande expansão que a tornou no maior centro distribuidor da região.

São estas as tradições da freguesia que marcam a Rota dos Cerieiros, destacando-se o lagar comunitário da cera, a ribeira de Santa Marinha, as ruínas dos moinhos de água e os muros apiários. Muitos outros motivos há dignos de admiração e que bem identificam as lides comunitárias do povo de Felgueiras, como a Igreja Matriz, a fonte, o tanque da couraceira, a eira do meio, os palheiros, o ribeiro do Vale da Lousa e a capela de Nossa Senhora dos Prazeres.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 20 de Janeiro, na Junta de Freguesia de Felgueiras, Gabinete do Desporto da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Posto de Turismo.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário