segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Hospital de Bragança terá nova máquina de TAC

No seu périplo de dois dias pela região de Trás-os-Montes, o Secretário de Estado da Saúde prometeu, em Bragança, dotar a unidade hospitalar de um novo aparelho de Tomografia Axial Computorizada.
Sexta-feira, dia 13 de janeiro, o secretário de Estado da Saúde levou a cabo uma visita de trabalho à Região de Saúde do Norte. Assim, na parte da manhã, Manuel Delgado marcou presença na inauguração da requalificação do Serviço de Urgência da Unidade Hospitalar de Mirandela, onde garantiu que as valências médico-cirúrgicas serão mantidas.

“A urgência do hospital está muito bem equipada, está renovada, tem todas as condições para funcionar”, começou por adiantar o membro do Governo, assegurando que “a componente médico-cirúrgica será mantida no hospital de Mirandela, que eu penso que era uma dúvida que havia na autarquia, do próprio presidente da câmara, que podia haver problemas de podermos encerrar a componente cirúrgica”.

Ainda antes de almoço, pelas 12h15, passou pelos Cuidados Paliativos e pela área de transformação em cuidados continuados na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros.

Já de tarde, secretário de Estado deslocou-se a Bragança para visitar o hospital da capital do distrito, onde falou à Comunicação Social, nomeadamente ao Diário de Trás-os-Montes (DTM), reconhecendo a necessidade de uma nova máquina de Tomografia Axial Computorizada (TAC).

“O que eu verifico aqui, depois desta visita, é que, por exemplo, vamos equipar o hospital de Bragança com um novo TAC no prazo de tempo razoável, tendo em conta a tramitação de natureza burocrática que é preciso desenvolver ainda. Mas não há dúvida que precisamos de um novo TAC neste hospital”, garantiu Manuel Delgado, reconhecendo que “o TAC é, hoje, uma ferramenta imprescindível para o diagnóstico e verificando que o TAC que existe aqui é velho e tem tido avarias muito frequentes é importante proceder rapidamente à sua substituição por um equipamento novo”.

Após a passagem pela unidade brigantina, onde houve uma breve reunião com a administração do hospital, o representante do Governo seguiu para o Centro de Saúde Santa Maria, dando as visitas por terminadas.

No dia seguinte, foi a vez dos Serviços de Urgência da Unidade Hospitalar de Vila Real e da Unidade Hospitalar de Chaves do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro receberem a visita de Manuel Delgado.

“Nós estamos num período de inverno crítico em termos de urgências porque a procura tem aumentado muito, desde meados de dezembro até agora, e nós estamos a fazer uma avaliação geral sobre a situação de muitos dos hospitais do país. A nossa ideia é ver in loko como é que as coisas estão, mas, também, dar um alento, um apoio aos profissionais e dizer-lhes que o Governo está atento, que o Governo está disponível e que os investimentos necessários, quer em recursos humanos, quer em recursos materiais, estarão disponíveis por parte do Governo”, asseverou o secretário de Estado da Saúde, quando questionado pelo DTM sobre o objetivo deste périplo de dois dias por terras transmontanas.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário