segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Oito bilionários têm tanto como metade da população mundial junta

A desigualdade está a crescer e de que maneira. Segundo a Oxfam, os 1% mais ricos têm uma riqueza superior à do resto do planeta. Só oito pessoas têm tanto como metade da população mundial.
As oito pessoas mais ricas do mundo têm tanta riqueza como metade da população mundial. Os 1% mais ricos têm uma riqueza superior à do resto do mundo. Seja qual for a forma escolhida para olhar para esta questão, de acordo com a Oxfam, o resultado é sempre o mesmo: a desigualdade está a aumentar.

Num trabalho preparado para ser apresentado no Fórum Económico Mundial — que junta os mais ricos do planeta esta semana em Davos, na Suíça, a partir de hoje à noite –, a Oxfam, uma confederação de 18 organizações de solidariedade que tem como principal missão a redução da pobreza, revela que as desigualdades têm vindo a aumentar, apesar do compromisso dos líderes mundiais para a combater.

Os dados compilados pela Oxfam mostram que existe um desequilíbrio cada vez maior entre os mais ricos e o resto do planeta e essa discrepância tenderá a aumentar nos próximos anos. Entre os principais dados citados, a Oxfam diz que:

- Desde 2015 que os 1% dos mais ricos detinham mais riqueza que o resto do planeta.
- Oito pessoas têm agora tanta riqueza como a metade mais pobre da população mundial.
- O rendimento dos 10% mais pobres aumentou menos de três dólares por ano entre 1988 e 2011, enquanto o dos 1% mais ricos aumentou 182 vezes este valor.
- O presidente de uma empresa que esteja no principal índice da Bolsa de Londres ganha tanto por ano como 10 mil trabalhadores de uma fábrica no Bangladesh.
- No Vietname, o homem mais ganha mais num dia que a pessoa mais pobre ganha numa década.
- Nos próximos 20 anos, 500 pessoas irão deixar aos seus herdeiros cerca de 2,1 biliões de dólares, uma soma maior que a economia da índia, ou mais de 10 vezes maior que a economia portuguesa.
- Segundo a Oxfam, a culpa da crescente desigualdade deve-se aos constrangimentos que têm sido colocados, de forma agressiva, sobre o crescimento dos salários mais baixos, à evasão fiscal e ao controlo cada vez mais agressivo dos custos, que esmagam os os produtores, com a confederação a acusar as empresas de estarem demasiado concentradas em dar rendimentos mais elevados aos seus accionistas.

Por tudo isto, o grupo dos oito mais ricos – composto por Bill Gates, Amancio Ortega (fundador da Zara), Warren Buffet, Jeff Bezos (da Amazon), Mark Zuckerberg (Facebook), Larry Elison (Oracle) e Michael Bloomberg -, têm agora mais riqueza acumulada que a metade mais pobre da população mundial.

Em 2016, era necessário juntar a riqueza dos 62 mais ricos para chegar a este número, mas o maior concentração de riqueza entre os mais ricos e novos dados sobre a pobreza na China e na Índia mostram que a situação é pior do que se pensava, o que faz com que os 50% mais pobres estejam ainda em pior situação do que o que se calculava antes, mais ainda quando se compara com o grupo dos principais bilionários.

in:observador.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário