sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Artur Nunes defende a criação de rede de transportes entre Miranda do Douro e Zamora

O presidente do Município de Miranda do Douro defende a criação de uma rede de transportes que assegurem a mobilidade entre os habitantes do planalto mirandês e Espanha, nomeadamente a cidade de Zamora.
Artur Nunes revela que, logo que o comboio de alta velocidade chegou a Zamora, em 2015, se iniciaram as conversações com autarquia espanhola e com os governos português e espanhol para que seja possível concretizar esta ideia, esperando que possa ser uma realidade em breve.

O autarca espera que o assunto seja discutido na próxima cimeira ibérica, que deverá acontecer no próximo mês de Maio.

Artur Nunes acredita que esta rede de transportes servirá de ponto de partida para desenvolver outras redes entre localidades raianas. “Nós queremos ser o primeiro exemplo de transportes transfronteiriços, entre Miranda e Zamora e vice-versa, para depois, os outros municípios também o possam fazer. É um grande projecto de cooperação ao nível dos transportes. Esperemos que seja um pontapé de saída para que outros também sigam este exemplo”, frisou.

Na opinião do autarca, esta rede de transportes poderia ser potenciada com o prolongamento do IC5 até Zamora, outra reivindicação antiga de Artur Nunes.

“No fundo, o IC5 é o eixo vertical de desenvolvimento de toda esta zona sul do distrito de Bragança, que esteve muitos anos esquecido. Esta ligação multimodal que nós estamos a reclamar, esperamos que possa ser este pólo de desenvolvimento para os concelhos do sul do distrito de Bragança, que seja um projecto territorial e que, a partir daqui, possamos ter mais gente a visitar o território, aprtir do comboio de alta velocidade”, salientou.

Ainda ontem, o autarca de Miranda do Douro constatou a necessidade de prolongar o IC5 até Zamora, já que, devido ao corte da Estrada Nacional 218, na sequência de uma nova derrocada, dezenas de camiões de transportes internacionais ficaram retidos na fronteira. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário