quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Associação Leque vence Prémio António Sérgio na categoria Inovação e Sustentabilidade

A Associação Leque - Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais, sediada em Alfândega da Fé, Bragança, é a vencedora da categoria Inovação e Sustentabilidade do Prémio António Sérgio 2016, que será entregue quarta-feira, no Porto.
A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) decidiu premiar a Leque pelo projeto EKUI, uma linha de material lúdico didático inclusivo com uma linguagem universal e acessível a toda a população, dado ter leitura em braille, língua gestual portuguesa e alfabeto fonético.

Nesta categoria, foram ainda distinguidas com uma menção honrosa a CLIP - Recursos e Desenvolvimento, associação sediada em Lisboa e que tem como missão reforçar a ação de pessoas e empresas que promovem o desenvolvimento local, e a U.DREAM -- Projeto Um Sonho Universitário com (Tr) Impacto, que acompanha diariamente crianças no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e semanalmente no Centro Raríssimas da Maia e na Casa Ronald McDonald do Porto, ajudando-as a concretizar o seu sonho pessoal.

Atribuído anualmente desde 2012 pela CASES, o Prémio António Sérgio pretende homenagear as pessoas singulares e coletivas que mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social.

O prémio é atribuído em quatro categorias: Inovação e Sustentabilidade, Estudos e Investigação, Formação Pós-Graduada e Trabalhos Escolares, distinguindo ainda a Personalidade do Ano.

A Associação Cultural Moinho da Juventude -- Sabura 2004-2014, projeto comunitário sediado no Alto da Cova da Moura, na Amadora, em Lisboa, com o objetivo de ajudar as pessoas com dificuldades de integração no bairro, foi o vencedor da categoria Estudos e Investigação.

Foi também distinguido o Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social, do Instituto Politécnico de Santarém, da Escola Superior de Gestão e Tecnologia, na categoria Formação Pós-Graduada.

Por último, na categoria Trabalhos Escolares, a CASES resolveu distinguir o Agrupamento de Escolas de Argoncilhe com o Projeto HIPPO (Hábitos Inteligentes Para a Prevenção da Obesidade), em Santa Maria da Feira, no Porto, que envolve pais, professores e alunos no combate a esta doença.

O professor jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Rui Namorado, é distinguido com o Prémio Especial Personalidade do Ano.

A cerimónia de entrega dos prémios conta com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, e decorre no auditório do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.

O homem que dá nome ao prémio, António Sérgio, foi um pensador, pedagogo e político português que viveu entre 1883 e 1969.

Nasceu em Damão, antiga Índia Portuguesa, foi ministro da Instrução Pública na Primeira República, tendo vivido no exílio, em Paris, entre 1926 e 1933.

Regressou a Portugal em 1933, altura em que se torna um dos principais defensores do movimento cooperativista e do socialismo democrático.

SYF (SV) // JPF
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário