sábado, 25 de fevereiro de 2017

Entrudo Chocalheiro espera bater o recorde de visitantes

Pelo concelho de Macedo de Cavaleiros, tudo pronto para o Entrudo Chocalheiro.
As festividades arrancam hoje, com o desfile noturno na cidade, que vai contar novamente com a presença do Padre Fontes, revela o vereador da cultura, José Luís Afonso.

“Teremos o nosso desfile noturno. Foram cerca de 25 associações e instituições do concelho a aderir. O desfile terá percurso pelas ruas da cidade, e termina em frente à câmara municipal, com um espectáculo de luz e do fogo. Lá teremos novamente o Padre Fontes para nos fazer a queimada.”
Depois, as comemorações carnavalescas seguem para a aldeia de Podence. No ano passado, foram mais de 10 mil os que quiseram ver de perto os caretos. Este ano, espera António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, esse número deve ser superado.

“As expectativas são muito grandes. E, pelo feedback que temos, se o São Pedro nos ajudar, e com certeza que sim, vamos ter uma das maiores enchentes em Podence e em Macedo de Cavaleiros neste Entrudo Chocalheiro.”
Muito em reflexo do recente anúncio da classificação dos Caretos de Podence como Património Cultural Imaterial de Portugal.

“Sim, esperamos mais gente. Temos recebido informação de muitos grupos que vêm visitar o concelho. E o tempo também nos vai ajudar.”
Na aldeia, já se vive o entusiasmo. Um orgulho que traz cada vez mais emigrantes à terra por esta altura.

“Há pessoas que pensam que este reconhecimento é mais um motivo de orgulho. As gentes de Podence conseguiram preservar uma tradição que esteve quase extinta, e que hoje é um orgulho. Os filhos da terra, que estão, por exemplo, em França, regressam mais nesta altura do que, até, no mês de agosto. E assim casa vez dá mais orgulho e prazer continuar.”
Este ano, estima-se que nas ruas de Podence andem cerca de 100 caretos à solta. A Roda das Tabernas, com mais um aderente, vai voltar a dar de comer e de beber aos forasteiros. Segunda-feira à noite revive-se a tradição dos pregões casamenteiros.

A juntar, mais uma edição da Rota Gastronómica do Grelo, com 23 restaurantes aderentes.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário